LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da ISS? Estação Espacial Internacional pode ser desativada em 2024

06 de setembro de 2021 2

Enquanto a Estação Espacial Internacional (ISS) recebe equipamentos para a gravação do primeiro filme no espaço, por outro lado já se cogita a desativação da estrutura, processo que deve ocorrer até 2024. Entenda agora o que deve ocorrer com a imensa estrutura, que teve sua construção iniciada em 1998 e somente foi finalizada em 2011.

O fim da Estação Espacial Internacional deve ocorrer em 2024, pois este é o prazo que marca o fim do contrato entre a NASA e parceiros internacionais para manter a estrutura funcionando.

Apesar disso, muitos executivos ainda enxergam grande utilidade na ISS, afinal ela é a única que possui um laboratório de microgravidade de longa duração, além já ter abrigado astronautas de 19 países. Um destes é Bill Nelson, administrador da NASA, que declarou apoio em manter a ISS ativa até 2030 em 25 de agosto durante uma conferência onde ele disse:

Esperamos expandir a estação espacial como um projeto do governo até 2030. E esperamos que seja seguido por estações comerciais.

Por outro lado, o Congresso dos EUA afirmou não poder continuar custeando o funcionamento da ISS até 2024, pois precisaria da aprovação do Canadá, Rússia, Europa e Japão para isso por meio de um acordo. A ideia é apoiada por Josef Aschbacher e Walther Pelzer, da Agência Espacial Europeia e da alemã DLR.

Conceito de expansão da Axiom Space na ISS

Uma alternativa é a expansão da ISS por meio da Axiom Space, uma empresa privada que visa instalar módulos adicionais na ISS enquanto constrói sua própria estação espacial. A instalação destes módulos que você pode ver na arte conceitual acima poderia dobrar o volume útil disponível para os astronautas na Estação Espacial Internacional.

Entretanto, nem tudo são flores quando o assunto é a ISS. A Estação Espacial precisa regularmente de correções de órbita, pois ela sofre desvios com frequência. Outro problema são os micrometeoritos e detritos espaciais, como o lixo espacial que atingiu um dos braços da ISS. Cientistas estimam que é apenas uma questão de tempo até que uma colisão cause grandes danos a estrutura.

Dessa forma, por enquanto o futuro da ISS é incerto, mas se a história continuar seguindo este rumo, ela pode ser desativada em 2024. Caso isso ocorra, cientistas devem direcionar a estação para uma reentrada no planeta, provavelmente em direção ao Oceano Pacífico Sul, onde ela poderá cair sem causar grandes danos ou fazer vítimas.


2

Comentários

Fim da ISS? Estação Espacial Internacional pode ser desativada em 2024
  • Recentemente, a Russia declarou apoio à manutenção na continuidade do ISS, e pede colaboração junto a NASA para ter uma estação espacial para ir até o planeta Marte, visando estratégias e planejamento, uma vez que a "corrida espacial" segundo a Nasa é fomentar financeiramente às empresas privadas, porém o recurso não é 100% otimizado, levantando questionamentos perante à comunidade, tal como exemplo que vemos o caso Spacex que está "necessitando" 15 testes de lançamento de foguete por questão das falhas dos motores nos testes de lançamentos de foguetes e retorno do módulo principal do foguete. E por fim temos os chineses e japoneses querendo "ISS" não somente para meio comercial, mas para fins de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias.
    Só falta agora outros 14 paises manifestarem a manutenção do ISS...

      • Triste fim...

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Economia e mercado

          Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

          Asus

          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços