LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da ISS? Estação Espacial Internacional pode ser desativada em 2024

06 de setembro de 2021 2

Enquanto a Estação Espacial Internacional (ISS) recebe equipamentos para a gravação do primeiro filme no espaço, por outro lado já se cogita a desativação da estrutura, processo que deve ocorrer até 2024. Entenda agora o que deve ocorrer com a imensa estrutura, que teve sua construção iniciada em 1998 e somente foi finalizada em 2011.

O fim da Estação Espacial Internacional deve ocorrer em 2024, pois este é o prazo que marca o fim do contrato entre a NASA e parceiros internacionais para manter a estrutura funcionando.

Apesar disso, muitos executivos ainda enxergam grande utilidade na ISS, afinal ela é a única que possui um laboratório de microgravidade de longa duração, além já ter abrigado astronautas de 19 países. Um destes é Bill Nelson, administrador da NASA, que declarou apoio em manter a ISS ativa até 2030 em 25 de agosto durante uma conferência onde ele disse:

Esperamos expandir a estação espacial como um projeto do governo até 2030. E esperamos que seja seguido por estações comerciais.

Por outro lado, o Congresso dos EUA afirmou não poder continuar custeando o funcionamento da ISS até 2024, pois precisaria da aprovação do Canadá, Rússia, Europa e Japão para isso por meio de um acordo. A ideia é apoiada por Josef Aschbacher e Walther Pelzer, da Agência Espacial Europeia e da alemã DLR.

Conceito de expansão da Axiom Space na ISS

Uma alternativa é a expansão da ISS por meio da Axiom Space, uma empresa privada que visa instalar módulos adicionais na ISS enquanto constrói sua própria estação espacial. A instalação destes módulos que você pode ver na arte conceitual acima poderia dobrar o volume útil disponível para os astronautas na Estação Espacial Internacional.

Entretanto, nem tudo são flores quando o assunto é a ISS. A Estação Espacial precisa regularmente de correções de órbita, pois ela sofre desvios com frequência. Outro problema são os micrometeoritos e detritos espaciais, como o lixo espacial que atingiu um dos braços da ISS. Cientistas estimam que é apenas uma questão de tempo até que uma colisão cause grandes danos a estrutura.

Dessa forma, por enquanto o futuro da ISS é incerto, mas se a história continuar seguindo este rumo, ela pode ser desativada em 2024. Caso isso ocorra, cientistas devem direcionar a estação para uma reentrada no planeta, provavelmente em direção ao Oceano Pacífico Sul, onde ela poderá cair sem causar grandes danos ou fazer vítimas.


2

Comentários

Fim da ISS? Estação Espacial Internacional pode ser desativada em 2024
  • Recentemente, a Russia declarou apoio à manutenção na continuidade do ISS, e pede colaboração junto a NASA para ter uma estação espacial para ir até o planeta Marte, visando estratégias e planejamento, uma vez que a "corrida espacial" segundo a Nasa é fomentar financeiramente às empresas privadas, porém o recurso não é 100% otimizado, levantando questionamentos perante à comunidade, tal como exemplo que vemos o caso Spacex que está "necessitando" 15 testes de lançamento de foguete por questão das falhas dos motores nos testes de lançamentos de foguetes e retorno do módulo principal do foguete. E por fim temos os chineses e japoneses querendo "ISS" não somente para meio comercial, mas para fins de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias.
    Só falta agora outros 14 paises manifestarem a manutenção do ISS...

      • Triste fim...

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas