LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Processador chinês Zhaoxin x86 é avistado em um novo desktop

10 de setembro de 2021 33

Nos últimos anos, a China gastou bilhões para reduzir sua dependência da tecnologia americana. O objetivo principal desse investimento é desenvolver a propriedade intelectual fabricada internamente no que tange os semicondutores. Outro objetivo é estender a capacidade de fabricação das fundições locais e ajudá-las a acompanhar os avanços nas tecnologias de processo.

A última vez que vimos os avanços da China nessa questão, descobrimos que seu progresso era bastante impressionante, considerando os desafios que precisavam ser superados. Estamos falando sobre a CPU KaiXian KX-U6780A da Zhaoxin, que possui um desempenho relativamente modesto que não oferece desafios para os processadores modernos da Intel e AMD. No máximo, ele pode se comparar a algo como um Intel Core i3-7100 ou um AMD Ryzen 3 3200G.


Esta semana, a CNX Software descobriu um novo PC pequeno circulando no mercado indonésio que é construído com uma CPU Zhaoxin KaiXian KX-6640MA. Surpreendentemente, o pequeno computador da Beelink esgotou quase imediatamente graças ao seu baixo preço de 3,86 milhões de rúpias indonésias - um pouco mais de US$ 271.

O Zhaoxin KX-6640MA é um processador quad-core de 64 bits sem hyper-threading, com um clock base de 2,1 GHz, quatro megabytes de cache de nível 2 e um TDP de 25 watts. O processador pode aumentar para modestos 2,6 GHz - o suficiente para atingir o mesmo desempenho de núcleo único que o KX-U6780A, mas apenas metade do desempenho de vários núcleos devido a menos núcleos. Alguém descobriu que o novo CPU é semelhante a um Intel Core i3-5010T, um CPU dual-core. Isso não é surpreendente quando você considera que este é um processador construído em um processo de 16 nm, sem cache L3 e sem hyper-threading.

Curiosamente, os gráficos integrados C-960 permitem aceleração de decodificação de vídeo 4K 60fps. Caso contrário, o mini PC vem com uma configuração padrão de oito gigabytes de RAM DDR4 (atualizável para 64 gigabytes), um SSD PCIe de 256 GB e uma unidade de disco rígido de um terabyte. Há também um slot para um segundo SSD do tipo SATA3.

As opções de conectividade incluem seis portas USB Tipo A, que suportam velocidades USB 3.0, duas portas HDMI 2.0 e duas portas Ethernet gigabit. Também há suporte para Wi-Fi 5 e Bluetooth 4. Ele roda tanto o Windows 10 quanto o UOS - um sistema operacional comercial chinês baseado no Deepin Linux.

O Beelink LZX pode parecer inexpressivo, mas mostra que os processadores x86 chineses estão conquistando lentamente o mercado asiático, um passo de cada vez. Há até um laptop da Megacore equipado com o mesmo processador KaiXian KX-6640MA aparecendo em varejistas asiáticos.

Como sabemos os chinês já se tornaram independentes em diversas vertentes da indústria e parece que os processadores serão o próximo grande passo deles.

Você acredita que os produtos chineses se tornam tão bons ou até melhores que os "originais"?


33

Comentários

Processador chinês Zhaoxin x86 é avistado em um novo desktop
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas