LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas descobrem cometa com 150 Km de diâmetro vindo em direção à Terra

06 de outubro de 2021 21

Localizado pela primeira vez em 2014, o cometa "Bernardinelli-Bernstein" — nome dado em homenagem aos cientistas Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein — pôde ser identificado nesta semana pelos pesquisadores que monitoram a evolução do grande corpo celeste que está se direcionando rumo ao Sistema Solar.

De modo geral, um cometa é um objeto formado por gases congelados, poeira cósmica e rochas — composição diferente dos meteoros — e que possui uma órbita em formato de elipse em torno do Sol, que quando exerce seu calor sobre o cometa é capaz de iniciar o processo de derretimento do gelo e liberação dos gases, formando a 'cauda' que acompanha o astro.

De acordo com relatórios, o cometa possui aproximadamente 150 Km de diâmetro e é o maior já visto desde que os pesquisadores iniciaram o monitoramento do espaço, sendo cerca de 31 vezes maior do que os cometas que normalmente são vistos pelos astrônomos.

Em junho deste ano o Dr. Pedro Bernardinelli, pesquisador que deu seu sobrenome ao cometa, publicou algumas informações sobre o astro, incluindo uma imagem de baixa resolução que mostra o cometa — que neste momento nada mais é do que um ponto branco pixelizado.

Tweet com a descoberta

Atualmente as agências espaciais monitoram cerca de 3.743 cometas conhecidos, porém esses possuem entre 3 a 4 Km de diâmetro, sendo bem menores do que o gigante Bernardinelli-Bernstein.

Não há motivo para pânico

Segundo os astrônomos que estão acompanhando a trajetória do cometa, sua órbita está muito distante e não há previsão de colisão com nosso planeta, no entanto ele chegará mais perto da Terra apenas em janeiro de 2031, data em que ainda estará a uma distância de 1,6 bilhão de milhas de distância do Sol e próximo da órbita de Saturno.

A aproximação permitirá que os cientistas estudem melhor o corpo celeste, visto que neste momento ele ainda está longe demais para que os pesquisadores consigam obter muitos detalhes sobre sua principal composição e capturar imagens de alta resolução.

Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece."

Gary Bernstein,
Pesquisador.

Você costuma acompanhar os avanços da astronomia? Conta pra gente, comente!


21

Comentários

Cientistas descobrem cometa com 150 Km de diâmetro vindo em direção à Terra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2