LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: lançada atualização opcional que corrige erro do cache L3 nos AMD Ryzen

22 de outubro de 2021 39

Atualização (22/10/21) - HA

Uma nova atualização opcional para o Windows 11 inclui uma correção para um problema de cache L3 que pode piorar o desempenho de PCs com CPUs AMD Ryzen. A atualização traz o Windows 11 versão 22000.282que há pouco estava nos canais Beta e Release Preview — e inclui uma longa lista de correções e melhorias.

No início desta semana, a AMD também lançou um driver de chipset para corrigir esse problema que afeta o desempenho das máquinas com os processadores Ryzen. Com ambas as correções agora disponíveis, os PCs com chips AMD devem rodar como esperado no novo sistema.

Da lista completa de melhorias, segue aqui o ponto que resolve esse bug em particular:

  • Resolve um problema de cache L3 que pode afetar o desempenho de alguns aplicativos em dispositivos com processadores AMD Ryzen após a atualização para o Windows 11 (versão original).


Como esta é uma atualização opcional, as pessoas precisam procurá-la para baixá-la.Os usuários podem acessar as Configurações e procurar por ela ou obter a atualização através do Catálogo do Microsoft Update. Esperar até o próximo mês também é uma opção, já que a próxima atualização do Patch Tuesday deve incluir todas essas correções.


Você pode ler a lista completa de correções e melhorias no site da Microsoft. Abaixo estão outros destaques desse novo patch:

  • Atualiza um problema que faz com que o Internet Explorer pare de funcionar quando você digita certos caracteres no Input Method Editor (IME).
  • Atualiza um problema que ocorre quando você tenta renomear um arquivo no File Explorer usando o novo IME em japonês.
  • Atualiza um problema que pode distorcer o som capturado por assistentes de voz.
  • Atualiza um problema que às vezes faz com que o fundo da tela de bloqueio apareça preto se você tiver configurado uma apresentação de slides de imagens como fundo da tela de bloqueio.
  • Atualiza um problema que pode fazer com que seus mouses e teclados Bluetooth respondam mais lentamente do que o esperado.
  • Melhora a estimativa de tempo de quanto tempo você pode esperar para usar o dispositivo depois que ele for reiniciado.
  • Atualiza um problema que pode impedi-lo de usar os recursos de gravação da Xbox Game Bar
  • Atualiza um problema que faz com que alguns aplicativos sejam executados mais lentamente do que o normal após a atualização para o Windows 11 (versão original).
  • Atualiza um problema que impede o Narrador e outros leitores de tela de anunciar quando o menu Iniciar está aberto em certos casos.
  • Atualiza um problema que impede que a janela de pesquisa apareça em um monitor secundário.
  • Atualiza um problema que o impede de abrir várias instâncias de um aplicativo usando Shift e clicando no ícone do aplicativo na barra de tarefas.
  • Atualiza o design visual e as animações do ícone de bate-papo na barra de tarefas.
  • Atualiza um problema para um pequeno número de usuários que impede o menu Iniciar de funcionar e impede que você veja a barra de tarefas atualizada após a atualização para o Windows 11 (versão original).

Atualização (17/10/2021) por LL

A primeira atualização cumulativa do recém-lançado Windows 11 agravou o problema de desempenho que os chips AMD Ryzen estavam apresentado ao rodar o sistema. Os usuários estão esperando há dias por uma solução e, ao que parece, a hora chegou. Segundo um post do Windows Insider Program Team, uma correção está sendo distribuída nos canais Beta e Release Preview.

A Windows 11 Build 22000.282, como divulgada pela Microsoft, inclui muitas correções; especialmente para a questão do cache L3 nos chips AMD Ryzen. A build promete restaurar até 15% do desempenho perdido em algumas tarefas de jogos e títulos de eSports. Se bem sucedida, essa atualização pode ser lançada para uma quantidade ampla de usuários já na próxima semana.

Porém, muito embora a atualização corrija potencialmente a questão do cache L3, há outros problemas relacionados a CPUs de multi-core e cargas de trabalho single-threaded. Esses bugs adicionais serão resolvidos por um pacote de driver de chipset atualizado da AMD, segundo relatório do TechSpot.


A Microsoft liberou a 1ª atualização cumulativa para o recém-lançado Windows 11 que parece ter piorado o problema de desempenho dos chips AMD Ryzen. Os usuários ainda aguardam uma correção para as dificuldades de compatibilidade.

De acordo com a equipe do TechPowerUp, a atualização cumulativa reduziu ainda mais o desempenho dos processadores AMD. Testes feitos com um processador Ryzen 7 2700X mostraram que a latência do cache L3 quase dobrou após a atualização.

Antes do patch, a latência estava em torno de 17 ns e saltou para 31,9 ns. No Windows 10, esse parâmetro era de cerca de 10 ns. Outro teste feito com o Ryzen 5 5600G, mostrou uma latência de 40 ns, enquanto apresenta 12,4 ns no sistema anterior.

Já a velocidade de leitura e gravação e gravação do Ryzen 5 5600G passou de 378 GB/s no Windows 10 para 96 GB/s na versão 11 do SO. A AMD prometeu um pacote de atualização com a correção dos problemas para o próximo dia 21 de outubro.


o Windows deve ter uma atualização oficial em 19 de outubro com parte das soluções dos problemas. Atualmente, os chips da AMD no W11 estão com a latência aumentada do cache L3 e o “núcleo preferido” não funciona corretamente.

De acordo com a própria investigação da AMD em conjunto com a Microsoft, o impacto no desempenho pode chegar a 15% em alguns jogos. O recomendado para os donos de PCs com processadores da marca é segurar o upgrade para o novo SO.

Após receber diversos relatos de usuários, a fabricante AMD confirmou oficialmente que seus processadores da linha Ryzen estavam registrando uma perda de desempenho de até 15% em máquinas que possuíam o Windows 11 instalado.

Após conversas com a Microsoft, ambas as empresas prometeram um pacote de correção via drivers ainda neste mês. Agora, novas informações apontam que o Windows deve ganhar uma atualização oficial em 19 de outubro.

Logo após esse update, a AMD deve dar início a liberação de um pacote de drivers para o Windows 11 a partir de 21 de outubro. Espera-se que o problema esteja solucionado após as atualizações de software disponibilizadas.

Até que isso aconteça, a Microsoft afirmou que não vai sugerir o Windows 11 para PCs com processadores AMD Ryzen e pediu que os proprietários de tais dispositivos evitem realizar o processo de atualização manualmente por enquanto.


De acordo com a AMD, o problema de desempenho está relacionado ao aumento da latência do cache L3 e ao escalonamento de thread abaixo do ideal, o que pode resultar em uma queda de 10 a até 15% no desempenho em certas CPUs Ryzen.

Você já instalou o Windows 11 em sua máquina? Se sim, o que tá achando sobre o novo SO? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

O Windows 11 foi lançado oficialmente pela Microsoft nesta semana e a fabricante de chip AMD emitiu um comunicado informando que o novo sistema operacional pode causar uma queda de até 15% no desempenho de seus processadores.

De acordo com a AMD, dois problemas principais envolvendo o Windows 11 e os chips Ryzen já foram encontrados e a empresa está trabalhando em conjunto com a Microsoft para solucioná-los o mais rápido possível.

A primeira é que o Windows 11 pode fazer com que a latência do cache L3 triplique. A AMD diz que o problema pode causar um desempenho pior de 3% a 5% na maioria dos softwares afetados, enquanto alguns jogos podem ter quedas entre 10% a 15%.

O novo SO também está tendo problemas com a tecnologia de “núcleo preferencial” da AMD, que geralmente busca transferir threads para o núcleo mais rápido de um processador.


A AMD avisou também que os usuários podem ver problemas de desempenho em tarefas que dependem da CPU, especificamente em processadores com mais de oito núcleos de cerca de 65W de TDP.

A fabricante pediu ainda para que os usuários segurem um pouco o processo de atualização para o Windows 11 e aguardem uma atualização de drivers para corrigir os problemas que está prevista para ser liberada no final deste mês.

E você, tem um componente da AMD no PC e percebeu alguma redução no desempenho depois da atualização para o Windows 11? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


39

Comentários

Windows 11: lançada atualização opcional que corrige erro do cache L3 nos AMD Ryzen
  • COMPATIVEL COM RYZEN 5 2400G?

      • Infelizmente não, pois o ryzen 5 2400g e o Ryzen 3 2200g usam a mesma tecnologia dos RYZEN de primeira geração, e a Microsoft deixou eles de fora. Mais eles tem potencia de sobra para rodar o sistema, caso você queira usar o windows 11 mesmo assim

        • OK, o problema deixa os Ryzen mais lentos, mas eu confesso que não percebi diferença com o Windows 11 em minha máquina com um Ryzen 7 3700X. Talvez seja em condições para as quais eu não levei o computador, mas diferença não percebi nenhuma.

            • Quem é esperto espera, espera bem... Fica no 10 ainda. É melhor esperar tranquilo e feliz com algo já seguro e estável que ser o primeiro a se lascar com propaganda enganosa de Micro$oft.

                • Deixa de frescura q todo sistema no começo tem bugs,vcs falam como se fosse obrigação da empresa lançar um sistema perfeito sem nenhum bug,nem apple consegue fazer isso bixo

                  • Pouca coisa que altera o desempenho, mas é só perceptível no momento crítico como renderização ou jogos pesado em 3D

                      • Por isso que é tão sério, pois quem trabalha com renderização ou outras atividades que exigem muito do hardware perde produtividade, trabalha menos e deixa de ganhar mais dinheiro!!!

                        • To rodando aqui no meu Pentium Dual Core e tá dboa..

                            • Eu acho que é fake da AMD, eu instalei Windows 11 no meu RYZEN 3 3200G ele está igualzinho como se fosse nos 10,as animações está rodando tudo de boa sem nenhuma perda de performance, meus irmãos tudo com ryzen 5 de 3ª geração está de boa também. Tudo bem que as bios é tudo mais recente e as placas mães são da Asus e da MSI mas está de boa. Todas são soket b450, meu irmão tem uma asus rog strix, o outro tem uma msi b450 pro e eu tenho uma msi b450 Tomahawk Max II, todas rodando o 11 liso.

                                • Tenho um 3100 e uma b45o tomahawk I, nunca atualizei BIOS. Houve perca de desempenho mínima, mas nada que me incomode no momento. Mas atualmente não jogo nem trabalho com tarefas pesadas.

                                    • Como foi sua avaliação de perda de performance? No uso normal você não vai notar isso, já que só ocorre em algumas situações.

                                      • sera que roda no ryzen 5 1600

                                          • Sim, roda, mais infelizmente não terá atualizações, e usar o windows sem atualizações de segurança...complicado. Sugiro ficar no windows 10 mesmo, que tá mais pronto e menos bugado, terá suporte até 2025 eu acho e tbm no windows 11 os Ryzen no momento perdem desempenho

                                              • Depende, instalei esses dias Windows 11 e até agora tá de boa aqui, tô usando um 2700 e não percebi quedas de desempenho até agora o jogo mais pesado foi o Forza 7 talvez não sejam todos os processadores da AMD... mas também tinha instalado o Windows 10 logo no lançamento e até agora tô percebendo que o Windows 11 tá bem melhor que o Windows 10 no lançamento...

                                                  • Aqui tenho um 1700... fiz a instalação limpa e até então as atualizações estão subindo automaticamente pelo windows update. Em teoria iria conseguir atualizar apenas baixando os pacotes pelo catálogo da microsoft...

                                                      • Olha o meu 1600AF constou suporte, se estiver falando desse eu refuto o seu argumento. Com todo respeito claro.

                                                          • Isso ocorre porque a versão AF na verdade é um Ryzen de segunda geração.

                                                              • O Ryzen 5 1600AF é um excelente custo x benefício, tenho ele aqui também e ele é compatível sim com o windows 11, mais vou ficar um bom tempo no Windows 10 no Pc e o Ubuntu no notebook. O windows 11 ainda vai demorar um tempo para atender às minhas necessidades aqui, e diminui a minha produtividade

                                                                  • Meu Ryzen 1600 não foi aprovado. Tem 3 variantes dele. a sus deve ter pasado por ser AF, apesar de não constar na lista de CPu's compatíveis.

                                                                • Vou deixar o windows 11 na versão insider dev e voltar para o 10 por uns anos até realmente ter vantagens no Windows 11. No momento somente desvantagens e bugs que me impedem até mesmo de estudar! Quem tá me salvando é o Ubuntu. Minha IDE que uso no dia a dia para estudar não funciona direito no Windows 11, na verdade qualquer software demora cerca de 20 segundos para abrir, para testar um código simples chegou a demorar um minuto contado, e ontem de noite foi a vez do Zoom atrapalhar minha vídeo conferência, em que o áudio dos vídeos que compartilhei eu não ouvia nada, somente os demais. Para meu uso, de estudos e trabalho, ele ainda está cru e vai precisar ser polido por uns 2 anos, isso se a Microsoft trabalhar bem e não fizer nada errado. Até lá sigo no Windows 10 e no Linux mesmo, apesar de meu PC gamer está aprovado para usar o windows 11

                                                                    • O Bill Gates deve estar se revirando no túmulo com esse Windows 11

                                                                      • Esqueceu de dizer ao pessoal que você estava usando a versão dev como comentou em outro post, que já é bugada por natureza. Você não pode avaliar o Windows 11 em comparação com 10 a partir de uma versão Insider, ainda mais a versão dev (que sempre contém muitos bugs e está sendo preparada para a versão do Windows 11 do próximo ano).

                                                                          • Opa, verdade, já editei o post, mais ainda não apareceu. O windows 11 insider era totalmente usável desde o lançamento, mesmo tendo "bugs por natureza"(o que toda versão insider sempre teve), usava blz para tudo, mais desde setembro não tem condições, ficou totalmente improdutivo na minha máquina e está apenas ocupando espaço do meu ssd e na correria que estou vivendo estou sem tempo para mexer e ficar testanto ele como fazia antigamente, está deixado de lado e certamente irei deletar

                                                                              • Realmente a dev foi lançada com poucos bugs, mas em setembro a Microsoft avisou que o canal dev estava sendo preparado para a próxima versão do Windows 11 em 2022 e quem queria mais estabilidade deveria mudar de canal no Insider.

                                                                                  • Opa, valeu, como ando na correria nem li sobre isso, mais não tem problema, deixei o windows 11 de lado e tenho usado o Ubuntu para estudar e trabalhar, até eu tirar um tempo e ajeitar o windows 10 que tá instalado SSD que tá aqui guardado

                                                                                      • O Windows 10 está bem estável hoje. Não há uma necessidade de migrar nas pressas. Além do mais você já está usando uma versão do Linux que te atende.

                                                                                          • Exatamente, eu criei uma partição no SSD apenas para testar e experimentar o sistema, ver como ele se comporta com os software que uso, vê por conta própria se no meu caso valia a pena ou não migrar agora por algum benefício, e no meu caso não tem, ao contrário, como tô sem tempo de ficar mexendo e testando, a versão insider dev praticamente só me serve para jogar casualmente uma vez ou outra, o que já fazia no Windows 10, e o restante das coisas faço no Ubuntu

                                                                                  • Aqui tá de boas, só o consumo da bateria que aumentou!

                                                                                    Já que uso notebook.

                                                                                    • Ryzen 1200 e tá ok, masssss o L3 subiu sim

                                                                                      • Ryzen 3500x tá sussa

                                                                                          • Ryzen 3600 aqui e Windows 11 tá tudo beleza, nada a reclamar por enquanto, e olha que atualizei, não fiz instalação limpa.

                                                                                            • sistema novo e novo normal , e bom atualizar daqui 1 ou 2 anos , sempre preça para migrar, pois o windows 10 e estável .

                                                                                                Android

                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                Android

                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                Windows

                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista