LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: laboratório móvel do Butantan mostra cientistas trabalhando com o vírus

08 de outubro de 2021 0

O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, lançou há cerca de dois meses a iniciativa Lab Móvel com o objetivo de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 no interior do estado.

O laboratório móvel do Butantan também faz o sequenciamento genômico do SARS-CoV-2 para monitorar as variantes do vírus. A instalação é um contêiner adaptado com mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura.

O valor total do investimento foi de R$ 3 milhões e a estrutura conta com três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento das amostras, entre outros equipamentos.

Algo que chama atenção no laboratório móvel do Butantan é a possibilidade de acompanhar de perto o trabalho dos cientistas em seu interior, através da estrutura transparente, que permite a visualização de todos os procedimentos executados pelos cientistas.

Segundo informações do Butantan, o laboratório tem capacidade para processar até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana, com diagnóstico em até 24 horas, contadas a partir do momento em que as coletas chegam no local.

Já o sequenciamento dos casos positivos pode levar de três a seis dias. A duração total do processo, entre a testagem e o sequenciamento das variantes, dura entre 10 e 12 dias.

No momento, o Lab Móvel do Butantan está em Piracicaba e a cidade foi escolhida pela sua localização estratégica no interior de São Paulo e também pelo seu alto nível de positividade para a Covid-19 nas semanas finais de setembro.


A primeira cidade a receber a estrutura foi Aparecida do Norte, onde ficou por três semanas, e na sequência foi para Santos. Os municípios que receberem o laboratório itinerante ficam responsáveis pela coleta de amostras nas UBSs e encaminhamento.

A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo, afirmou no lançamento do projeto que o objetivo é ganhar agilidade e assertividade para entender quais regiões precisam de mais atenção.

Já o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, destacou que o Lab Móvel oferece os instrumentos necessários à identificação rápida das variantes existentes no estado e sua representatividade epidemiológica, para a adoção de medidas preventivas.

O que você achou sobre a iniciativa? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


0

Comentários

Covid-19: laboratório móvel do Butantan mostra cientistas trabalhando com o vírus
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas