LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: laboratório móvel do Butantan mostra cientistas trabalhando com o vírus

08 de outubro de 2021 0

O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, lançou há cerca de dois meses a iniciativa Lab Móvel com o objetivo de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 no interior do estado.

O laboratório móvel do Butantan também faz o sequenciamento genômico do SARS-CoV-2 para monitorar as variantes do vírus. A instalação é um contêiner adaptado com mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura.

O valor total do investimento foi de R$ 3 milhões e a estrutura conta com três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento das amostras, entre outros equipamentos.

Algo que chama atenção no laboratório móvel do Butantan é a possibilidade de acompanhar de perto o trabalho dos cientistas em seu interior, através da estrutura transparente, que permite a visualização de todos os procedimentos executados pelos cientistas.

Segundo informações do Butantan, o laboratório tem capacidade para processar até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana, com diagnóstico em até 24 horas, contadas a partir do momento em que as coletas chegam no local.

Já o sequenciamento dos casos positivos pode levar de três a seis dias. A duração total do processo, entre a testagem e o sequenciamento das variantes, dura entre 10 e 12 dias.

No momento, o Lab Móvel do Butantan está em Piracicaba e a cidade foi escolhida pela sua localização estratégica no interior de São Paulo e também pelo seu alto nível de positividade para a Covid-19 nas semanas finais de setembro.


A primeira cidade a receber a estrutura foi Aparecida do Norte, onde ficou por três semanas, e na sequência foi para Santos. Os municípios que receberem o laboratório itinerante ficam responsáveis pela coleta de amostras nas UBSs e encaminhamento.

A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo, afirmou no lançamento do projeto que o objetivo é ganhar agilidade e assertividade para entender quais regiões precisam de mais atenção.

Já o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, destacou que o Lab Móvel oferece os instrumentos necessários à identificação rápida das variantes existentes no estado e sua representatividade epidemiológica, para a adoção de medidas preventivas.

O que você achou sobre a iniciativa? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


0

Comentários

Covid-19: laboratório móvel do Butantan mostra cientistas trabalhando com o vírus
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista