
Segurança 29 Set
14 de outubro de 2021 0
O pintor cubista Pablo Picasso (1881-1973) teve uma pintura reconstituída pela empresa Oxia Palus, especializada na recuperação de obras de arte. Intitulada "O Nu Agachado Solitário", a pintura foi realizada entre 1901 e 1904, na chamada fase azul do artista, e estava escondida no verso de outra obra, "A Refeição do Cego" (1903).
O desenho já havia sido revelado com o uso de raios X, mas foi a partir de inteligência artificial que a Oxia Palus conseguiu colorir a obra com pinceladas que imitam o estilo do artista espanhol e imprimir a reprodução em 3D.
George Cann, cofundador da Oxia Palus, especulou em entrevista à CNN sobre a intenção do pintor ao sobrepor uma obra em outra, justificando que ele não poderia jogar uma tela fora.
"Na época, Picasso era pobre e os materiais que usava eram muito caros, então é provável que ele tenha escolhido pintar sobre 'O nu agachado solitário'"
O especialista em Picasso, Ty Murphy, analisou que o trabalho da inteligência artificial à primeira vista é muito semelhante com o que o artista realizava, mas que, em uma análise mais profunda, é possível perceber as diferenças. Mas, de qualquer forma, Murphy vê a combinação de IA e impressão 3D com bons olhos e acredita que ela poderá ser usada para reproduzir obras que já foram perdidas.
Até o próximo domingo (17), é possível conferir o quadro "O Nu Agachado Solitário" na exposição "Deeep: AI Art Fair", em Londres. Além da reprodução de Pablo Picasso, o evento reúne outras obras que foram reproduzidas a partir de inteligência artificial.
E você, o que achou dessa novidade? É fã de Pablo Picasso? Deixe suas impressões!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários