LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: qualidade de vida dos brasileiros piorou durante pandemia, aponta estudo

14 de outubro de 2021 9

Um trabalho sobre os hábitos e comportamentos alimentares dos brasileiros durante a pandemia de coronavírus mostrou que o brasileiro, em virtude do distanciamento social, passou a ficar mais tempo utilizando telas e dormiu mais, porém reduziu a prática de atividade física.

A pesquisa foi realizada em conjunto por quatro universidades mineiras: Minas Gerais (UFMG), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV). Iniciado cerca de cinco meses depois do início das medidas de distanciamento social, o estudo teve seus resultados publicados nas revistas científicas Public Health Nutrition e Frontiers in Nutrition.

Outros trabalhos já haviam indicado problemáticas no dia a dia dos brasileiros durante a pandemia. Metade dos jovens entre 18 e 24 anos atualmente enfrentam problemas com saúde mental e 20% da população não consegue ficar mais de 30 minutos longe do celular.

A metodologia do trabalho mineiro envolveu a aplicação de questionários online a 1.368 pessoas de ambos os sexos, com idades a partir de 18 anos, durante os meses de agosto e setembro de 2020.

A maioria dos respondentes mora na região Sudeste do Brasil e 80% desses indivíduos são mulheres. Uma característica quase unânime (97%) é o fato de estarem cumprindo rigorosamente as medidas de distanciamento social.

Em relação à alimentação, os entrevistados diminuíram a regularidade do café da manhã, lanche e almoço, aumentando os lanches noturnos. A qualidade também piorou com maior consumo de pães, farináceos, refeições instantâneas e fast food. O uso de bebida alcoólica também se tornou mais frequente, bem como o hábito de fumar.

Além disso, o tempo de exposição a telas e dispositivos aumentou, de uma média diária de seis horas para dez horas durante a pandemia. Por outro lado, a prática de atividade física teve uma redução de 120 minutos semanais para 80 minutos.

Ao fazer um balanço geral, você acha que sua qualidade de vida piorou ou melhorou depois da pandemia?


9

Comentários

Coronavírus: qualidade de vida dos brasileiros piorou durante pandemia, aponta estudo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas