Tech 18 Fev
Um bebê com cauda de 12 centímetros intrigou médicos no nordeste do Brasil. O caso raro foi documentado em um artigo publicado no Journal of Pediatric Surgery Case Reports e a criança nasceu no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE) em janeiro de 2020.
O "Bebê Goku", como foi apelidado pela internet, nasceu prematuro com 35 semanas de gestação. A cauda de 12 centímetros é composta por tecido conjuntivo e gordura, além de ter uma forma de bola na ponta.
O recém-nascido foi encaminhado para o Hospital Infantil Albert Sabin, na capital do estado, onde uma cirurgia para remoção da cauda foi realizada uma semana após exames constatarem que não havia nenhuma ligação nervosa ou osso na estrutura.
Os médicos acreditam que o caso envolve a chamada cauda embrionária do feto, que é formada durante a 4ª e a 6ª semana de gestação e deveria ter sumido na 8ª semana. Casos como esses são muito raros, sendo que apenas 40 foram registrados até hoje em todo o mundo.
Por fim, o documento diz que a mãe da criança passou por 8 consultas pré-natais e não consumiu álcool ou drogas durante a gestação, entretanto a mulher afirma ter fumado cercada de 10 cigarros por dia. Ainda não é possível confirmar se o cigarro foi a causa deste caso raro, que impressiona tanto quanto a mãe de 9 bebês no Marrocos.
O bebê se recuperou bem da cirurgia e, por questões de privacidade, nomes da mãe e da criança não foram revelados ao público.
Comentários