LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fake News e Covid-19: pesquisa indica as notícias falsas mais populares nos EUA durante a pandemia

10 de novembro de 2021 5

As notícias falsas mostraram como podem atrapalhar muito políticas de saúde pública durante a pandemia de coronavírus. Agora uma pesquisa da Kaiser Family Foundation indica que elas estão cada vez mais populares entre os moradores dos Estados Unidos, onde 78% dos adultos admitiram já ter ouvido uma notícia falsa a respeito da pandemia e não sabem se ela é verdade ou não.

O ranking de notícias falsas mais populares foi relatado na pesquisa pelo gráfico abaixo, onde as colunas em azul escuro indicam que a pessoa já ouviu e acredita nela.

  • O governo está inflando o número de mortos por COVID-19: 38%
  • Grávidas não devem ser vacinadas contra o coronavírus: 17%
  • Número de mortes causadas pela vacina está sendo oculto pelo governo: 18%
  • Vacinas causam infertilidade;
  • Ivermectina é efetiva e eficaz contra o coronavírus;
  • Você pode pegar COVID-19 ao ser vacinado;
  • As vacinas contra o coronavírus contém um microchip;
  • As vacinas contra COVID-19 podem alterar o seu DNA;
Gráfico com as notícias falsas mais populares nos EUA. Imagem: Kaiser Family Foundation

As barras azuis ainda indicam a porcentagem de usuários que não sabem se a notícia é falsa ou não, o que não deixa de ser preocupante ainda mais considerando que a pandemia já fez mais de 756 mil vítimas nos EUA, 160 mil deles desde junho deste ano.

Os números dessa pesquisa se refletem no índice de adesão à vacina: somente 68,4% das pessoas elegíveis estão totalmente imunes e 79% já receberam pelo menos uma dose.

Neste cenário, algumas das notícias falsas mais perigosas se referem ao número de mortes, afinal uma pesquisa da própria Kaiser Family Foundation já indicou que ter conhecido ou ser parente de alguém que faleceu estimula ainda mais a vacinação. Dessa forma, este tipo de fake news desestimula a imunização e ainda é ofensivo para aqueles que perderam alguém querido durante a pandemia.

Porcentagem de pessoas que acreditam em fake news por emissora nos EUA. Imagem: Kaiser Family Foundation

A pesquisa também indicou que há uma estreita relação entre ter se vacinado e preferências políticas:

A crença na desinformação sobre a COVID-19 está correlacionada com o status de vacinação e o partidarismo, com adultos e republicanos não vacinados muito mais propensos a acreditar ou não ter certeza sobre declarações falsas em comparação com adultos e democratas vacinados.

Por fim, a pesquisa indicou ainda que pessoas que assistem canais ou programas de notícias ditos conversadores estão mais propensos a acreditar em notícias falsas. Para fins de comparação, 46% dos espectadores da NewsMax acreditam ou não sabem se 4 das 8 fake news mais populares são verdadeiras ou não.

Já entre aqueles que assistem a CNN, o mesmo índice é de 11%, enquanto que 40% não acreditam em nenhuma das fake news mais populares e 49% acreditam ou estão inseguros sobre 3 das 8 inverdades mais populares durante a pandemia.

Isso evidencia a importância de se informar por meio de fontes confiáveis e o impacto que elas podem ter na vida das pessoas. O YouTube já revelou ter removido mais de 1 milhão de vídeos com notícias falsas sobre a COVID-19. O Facebook já fez o mesmo com diversos vídeos, incluindo uma live do presidente Jair Bolsonaro, onde uma notícia falsa associou a vacina e o HIV.


5

Comentários

Fake News e Covid-19: pesquisa indica as notícias falsas mais populares nos EUA durante a pandemia
  • Coincidentemente isto é muitíssimo mais popular nos estados republicanos.

      • Claro! Enquanto houver Democratas dominando os meios de comunicação, essa pecha é rotulo para o lado contrário. Aqui no Brasil, por exemplo, o governo da direita recebe o rótulo das notícias falsas, mas prepostos da esquerda é que são condenados por esse tipo de disseminação. A esquerda domina os veículos de comunicação, esconde que o "Andrade" foi condenado por uso de fake news, e o Bozo é o vilão da história.

        • kkkkk

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas