LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Variante Ômicron deve adiar liberação do uso de máscaras na cidade de SP, sugere secretário

29 de novembro de 2021 15

Atualização (29/11/2021) - LR

Há alguns dias o Governo do Estado de São Paulo anunciou o cronograma de flexibilização das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, desobrigando o uso de máscaras em ambientes externos a partir do dia 11 de dezembro e permitindo que cada gestão municipal adote regras específicas nos municípios.

Apesar do avanço da vacinação no estado, a descoberta recente da variante Ômicron, na África do Sul, acende um sinal de alerta sobre o possível retorno de uma onda de contágios em todo o mundo, preocupação que para Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de SP, contribui para que seja "arriscado manter a previsão de liberação", sugerindo que a capital paulista pode seguir com a obrigatoriedade do uso de máscaras.


A decisão do secretário pode ter como base a investigação de um caso suspeito da cepa Ômicron na cidade de São Paulo após um passageiro proveniente da África do Sul desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos e testar positivo para a covid-19. O turista segue em quarentena, e é monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.

O governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (24), que a partir do dia 11 de dezembro o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes ao ar livre não vai ser mais obrigatório.

Durante o anúncio, o governador João Dória (PSDB), enfatizou que o uso do acessório segue sendo obrigatório até lá e que ainda vai ser necessário usar máscaras em ambientes fechados e no transporte público, incluindo estações e terminais de ônibus.

Vale destacar que a decisão do governo foi tomada mesmo o estado não atingindo as metas de redução dos indicadores da pandemia que foram estipuladas pelo Comitê Científico, um grupo de especialistas que orienta a gestão estadual.

Porém, o próprio comitê aprovou a decisão. O governo Doria havia afirmado no final de outubro que a liberação só iria ocorrer caso a vacinação completa atingisse 75% da população e a média diária de mortes estivesse abaixo de 50.


Outra condição para o fim da obrigatoriedade era que a média diária de casos estivesse abaixo de 1.100 e a taxa diária de internações abaixo de 300. No entanto, nenhuma das metas foi atingida até o momento no estado.

Ainda de acordo com o governador, São Paulo deve chegar aos 75% da população vacinada com pelo menos duas doses na quinta-feira (25) e ultrapassar a marca de 80% até o dia 30 de novembro. O Rio também liberou o uso no final do mês de outubro.

Prefeituras decidem

Mesmo com a decisão do executivo estadual, os municípios escolhem se vão seguir ou não, já que as medidas de combate à pandemia exigem que sejam cumpridas sempre as orientações mais restritivas quando há desacordo entre prefeituras e governo.

Portanto, as prefeituras que não desobrigarem o uso da máscara em locais abertos vão ter a sua determinação como a oficial, mesmo que o estado tenha determinado o contrário.

E você, é favorável a decisão do governo de SP ou acha que ela foi tomada cedo demais? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!


15

Comentários

Variante Ômicron deve adiar liberação do uso de máscaras na cidade de SP, sugere secretário
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista