LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Crianças representam quase 96% dos internados em surto de gripe no Rio de Janeiro

25 de novembro de 2021 2

A cidade do Rio de Janeiro vem enfrentando um surto de influenza, popularmente conhecida como gripe. Nos últimos sete dias, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registrou 6,3 mil casos e constatou que as crianças são as maiores vítimas da doença. Os números atualizados registram 24 pacientes internados na cidade pela doença, sendo que 23 são crianças entre 0 a 12 anos e um idoso. Esse percentual equivale a 95,8% dos internados pela gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que crianças e idosos devem procurar a vacina contra a gripe imediatamente. A campanha de vacinação contra a influenza não tem restrição, mas a prioridade atualmente são crianças acima de 6 meses e idosos acima de 60 anos. Ela é importante para diminuir as chances de se desenvolver quadros respiratórios graves e de acordo com estudos, a vacina da gripe, apesar de não substituir, pode reduzir sintomas e contágio pela Covid-19.

Devido algumas semelhanças nos sintomas, a gripe pode ser confundida com a Covid-19. Caso você apresente sintomas, procure o posto de saúde mais próximo. A secretaria de saúde afirma que o teste aplicado atualmente nas unidades de atendimento é o de antígeno, com confiabilidade de 93%. Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, explica que também é utilizado o teste RT-PCR naqueles que apresentaram resultado negativo no teste de antígeno para descartar completamente a suspeita de Covid-19.

Foto: Leila Yousseff

Na última segunda-feira (22), a rede de vigilância epidemiológica do município despachou 300 amostras colhidas em unidades de saúde para monitoramento genômico à Fiocruz e ao Lacen. Soranz afirma que das amostras analisadas, 73% confirmaram a presença de Influenza A.

Leonardo Bastos, pesquisador do grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Mave-Fiocruz) explica que a gripe não possui tratamento específico, apenas para os sintomas, e medidas usadas contra o coronavírus, como uso de máscara e distanciamento social, também ajudam a prevenir que outras pessoas sejam contaminadas, diminuindo novos casos.

O subtipo predominante na cidade atualmente é o H3N2, de acordo com a SMS. O pesquisador Marcelo Gomes, também integrante do Mave-Fiocruz, tem acompanhado o histórico de circulação do vírus influenza no Brasil e explica que o H3N2 tende a causar efeitos mais brandos no organismo do que o H1N1, conhecida popularmente como gripe suína.

Você já tomou a vacina contra gripe?


2

Comentários

Crianças representam quase 96% dos internados em surto de gripe no Rio de Janeiro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista