LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: dois casos da variante ômicron são confirmados no Brasil após alerta do Butantan

30 de novembro de 2021 36

Atualização (30/11/2021) por LL

Apenas um dia após o presidente do Instituto Butantan afirmar que a nova variante ômicron do coronavírus chegaria ao Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a identificação de dois casos da cepa em território brasileiro. A mutação supostamente surgiu na África do Sul e já conta com registros de casos na Europa.

A agência sanitária disse que um brasileiro contaminado veio da África do Sul, desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro e testou positivo para Covid-19. Após análises laboratoriais, foi confirmada a infecção pela nova cepa do vírus. A esposa dele também testou positivo para a ômicron.

A infecção pela nova variante foi identificada quando o homem esteve no laboratório do aeroporto de Guarulhos, em 25 de novembro, para fazer um novo teste RT-PCR, acompanhado da esposa, para voltar para a África do Sul.

Em nota, a Anvisa destacou que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23 de novembro, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante — relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro.

A primeira testagem da cepa foi realizada pelo laboratório Albert Einstein. Em nota, a Anvisa afirmou que “de acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.”

A ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como preocupante e diversos países temem o avanço nos casos entre suas populações.

Ainda não é possível mensurar o perigo da nova cepa por conta do alto grau de mutações apresentadas — 50 ao todo. A preocupação em relação à ineficácia de vacinas e maior transmissibilidade tem preocupado agências sanitárias de todo o mundo.

O Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta segunda-feira (29) que a nova variante Ômicron da Covid-19 vai chegar ao Brasil inevitavelmente. A mutação em questão surgiu na África do Sul e já foram registrados casos na Europa.

A dúvida agora é como a nova variante será contida quando os casos começarem a aparecer. A Anvisa investiga o caso de um passageiro que veio da África e testou positivo para Covid-19, mas não sabe ainda se a infecção é da nova variante.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Covas está considerando fazer doações de doses da vacina CoronaVac aos países africanos, com o objetivo de ajudar a proteger a população local e, consequentemente o mundo.

Identificada na África do Sul, a Ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como preocupante e diversos países, principalmente os europeus, temem avanço nos casos entre suas populações.


Com menos de 10% da população totalmente vacinada, o continente africano pode passar por um momento crítico no combate à Covid-19. Covas disse ainda que o Brasil “e os demais países dependem de medidas locais e regionais”.

Para ele, os viajantes desses regiões devem fazer quarentena, mas as autoridades brasileiras resistem nesse sentido. A nova variante foi um dos motivos que levaram a prefeitura de Salvador a suspender a festa de Réveillon deste ano.

Você acha que o Brasil deveria endurecer as regas para entrada de estrangeiros no país? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!


36

Comentários

Coronavírus: dois casos da variante ômicron são confirmados no Brasil após alerta do Butantan
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas