LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Asteroide avaliado em quase 5 bilhões de dólares passará pela Terra no próximo sábado

06 de dezembro de 2021 4

Segundo a NASA, o asteroide 4460 Nereus, considerado potencialmente perigoso, fará a sua passagem mais próxima da Terra nos últimos 20 anos. Por mais assustador que isso pareça, isso não trará nenhum tipo de problema para nós. Recentemente, a agência anunciou duas novas missões espaciais para 2030.

O asteroide de formato oval possui cerca de 330 metros, maior que a Torre Eiffel, e entrará na órbita terrestre no próximo sábado (11). Ele está viajando a velocidade de 23.700 km/h e passará a 3,86 mil quilômetros de distância da Terra, o equivalente a 10 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua. Por mais que seja uma distância enorme para nós, para padrões astronômicos, é considerado bem próxima.

A NASA considera qualquer objeto espacial que venha a 193 milhões de quilômetros da Terra como “próximo” e se ultrapassarem a marca de 7,5 milhões de quilômetros de distância, são rotulados como “potencialmente perigosos”. Com isso, os astrônomos passam a monitorar esses objetos de perto, procurando por qualquer indício que possa alterar sua trajetória e fazer com que haja impacto direto ao planeta.

Nereus foi descoberto em 1982 e passa próximo ao nosso planeta a cada 10 anos. Inclusive, a NASA e a JAXA, agência espacial japonesa, pensaram em pegar uma amostra do asteroide para estudo, mas acabaram optando pelo 25143 Itokawa.

De acordo com estudos da NASA, Nereus passará próximo à Terra novamente em 2 de março de 2031 e em novembro de 2050. Uma passagem ainda mais próxima ocorrerá em 14 de fevereiro de 2060, onde o asteroide passará a 1,2 milhões de quilômetros do nosso planeta, colocando-o a apenas 3 Luas de distância.

Reprodução: NASA

O asteroide também é algo visado por aqueles que pensam em mineração espacial. O Asterank, um banco de dados que monitora mais de 600 mil asteroides estima que Nereus seja rico em depósitos de níquel, ferro e cobalto, avaliados em US$4,71 bilhões (R$ 27 bilhões).

Caso um dia, um asteroide tenha trajetória direta até nós, agências espaciais já pensam em uma solução. Em 23 de novembro, a NASA lançou uma espaçonave como parte da missão de Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides cujo objetivo é alterar a rota de corpos espaciais através de impacto.

A China também tem um projeto parecido, mas utilizando foguetes da série Long March 5. A Live Science reportou que testes conduzidos com o asteroide Bennu mostraram que a tecnologia chinesa teve sucesso e conseguiria desviar um asteroide, impedindo um impacto catastrófico ao planeta Terra. O asteroide foi notícia em agosto desse ano.


4

Comentários

Asteroide avaliado em quase 5 bilhões de dólares passará pela Terra no próximo sábado
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas