LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pokémon: Sword e Shield são tão ruins como dizem os fãs? Análise / Review

07 de dezembro de 2021 4

Lançados no final de 2019, Pokémon Sword e Shield são a segunda iteração da franquia lançada para o Nintendo Switch e, como de praxe, trouxeram uma nova região e monstrinhos inéditos, além de trazer mecânicas aprimoradas, mas não demorou muito para que os fãs começassem a expressar seu descontentamento com algumas limitações dos jogos e até os taxassem como os piores da franquia.

Algum tempo depois do lançamento, tivemos a oportunidade de jogá-lo, juntamente com as expansões The Isle of Armor e The Crown Tundra e iremos falar um pouco sobre como foi nossa experiência, ainda mais para quem havia deixado de acompanhar os jogos da franquia por um tempo.

As evoluções

Pra quem cresceu acompanhando os jogos de Pokémon tradicionais, com mapas pouco explorativos e uma mecânica mais travada, chegar em Pokémon Sword é um verdadeiro choque.

Claro, não temos aqui gráficos de última geração e realistas como os proporcionados pelo PS4 e Xbox One, já que as limitações técnicas do Nintendo Switch impedem a criação de um jogo mais rebuscado, mas ainda assim, o título consegue impressionar logo de cara, ainda mais para quem passou um tempo fora da franquia.

Usando a mecânica apresentada em Pokémon Let's Go, Sword nos coloca em um mundo onde os Pokémon realmente aparecem andando no mapa, deixando tudo mais vivo e imersivo, além de facilitar a vida de quem quer explorar mais sem ser constantemente incomodado pelos monstrinhos.

É incrível andar pelas paisagens de Galar enquanto observa ao longe uma Butterfree voando, ou entrar em um lago e se deparar com um Gyarados raivoso enorme. Isso realmente traz a sensação de viver no mundo de Pokémon e se mostra como uma das mudanças mais promissoras que a série já apresentou.

Lembro-me que um dos momentos mais impactantes foi chegar na Ilha da Armadura e avistar um Wailord gigantesco na água, o que certamente é algo único para os fãs.

Outro ponto bem positivo é o ganho coletivo de experiência, onde sua equipe ganha pontos ao capturar ou derrotar um Pokémon inimigo, o que deixa a experiência de fortalecer sua equipe e evoluções menos maçante e mais dinâmica.

Deixando o preconceito de lado

Quem acompanhava os jogos mais recentes de fora, tinha a impressão de que eles estavam estagnados e não apresentavam uma evolução significativa, mas a realidade é que tive uma experiência completamente nova ao jogar Pokémon Sword.

Além das mudanças citadas acima, o jogo acabou se tornando mais dinâmico, mais simples e menos "burocrático". Em títulos anteriores, a remoção de habilidades obrigatórias como Voar, Surfar e etc já estava acontecendo, mas aqui, tudo fica ainda mais fácil e menos atrelado aos seus Pokémon em si, dando mais liberdade e flexibilidade para que os jogadores escolham o time que quiserem.

Como um fã de animação em 3D e gráficos bem polidos, confesso que torcia o nariz ao ver vídeos do jogo, mas ao jogar, a sensação é diferente. É claro, sempre há espaço para melhorias e muita coisa ali poderia ser melhor trabalhada, mas ainda assim, os gráficos funcionam e até consegui me impressionar em alguns momentos.

Vale dizer que estamos falando de um console híbrido, o que faz com que o resultado gráfico no modo portátil seja ainda mais surpreendente.

É claro, a falta de localização em português do Brasil continua sendo uma grande falha da Nintendo, ainda mais em um mercado tão grande como o nosso.

O ecossistema Pokémon

Além de apresentar os Pokémon no mapa, como dito acima, outra mudança interessante são os climas, que fazem com que tenhamos monstrinhos diferentes na selva para cada clima, o que deixa o mapa sempre renovado e permite que façamos muitas descobertas novas sempre que o clima muda.

As mudanças climáticas também facilitam bastante completar a sua PokéDex, já que você encontra todo o tipo de Pokémon no mapa, até mesmo as evoluções finais como Dragonite, Magmortar, Gengar e assim por diante. Inclusive, embora eu tenha achado essa coisa de encontraras evoluções finais no mapa algo muito positivo, ela acaba tirando um pouco da experiência de treinar um Pokémon para fazer evoluir, principalmente aqueles que evoluem através da troca.

Por falar em trocas, irei falar um pouco mais sobre isso adiante.

O metaverso

Quando Pokémon Go foi lançado, o jogo mobile rapidamente se tornou um fenômeno, mas para alguns, o título acabou perdendo seu atrativo e foi deixado de lado. Mesmo com as inovações como as batalhas de ginásio e PvP, o jogo ainda não parecia atrativo o bastante para quem havia deixado ele de lado, mas imagine minha surpresa ao descobrir que eu o eu havia feito por lá não tinha sido em vão.

Caso você não saiba, o Pokémon Home é uma espécie de central de armazenamento de Pokémon, onde você pode transferir seus Pokémon de gerações anteriores e até mesmo realizar trocas com outro jogadores. Acontece que esse sistema também aceita a transferência de monstrinhos capturados no Pokémon Go! Ou seja, tudo o que eu havia capturado lá enquanto jogava, podia ser aproveitado, já que os Pokémon armazenados no Home podem ser transferidos para o Sword.

Isso certamente agilizou bastante na hora de completar minha Dex, além de ter Pokémon sobrando para trocar pelos que eu não tinha.

Apesar de ser um serviço pago, o Home certamente é uma ideia interessante e até mesmo reacendeu minha vontade de jogar Pokémon Go, já que sei que poderei usar os Pokémon capturados lá de alguma forma.

Nem tudo são flores

É claro, não dá pra ignorar as críticas dos fãs e dizer que tudo é perfeito. Apesar de não ter jogado o título logo no lançamento e antes das expansões, posso dizer que a falta da Pokédex nacional realmente incomoda em alguns momentos e você fica com a sensação de que poderiam ter mais monstrinhos.

Apesar de ter muito o que capturar e muito o que se explorar, é claro que sempre vai ficar faltando um ou outro favorito, mas com tantas opções, fica cada vez mais difícil imaginar que eles voltarão a colocar todo o catálogo disponível em um jogo novamente.

Um ponto que ainda continua me incomodando bastante são as animações dos ataques, que continuam sendo padronizadas e pasteurizadas, tirando bastante o brilho das batalhas. Seria incrível ver um Blastoise disparando a bomba de água pelos jatos em suas costas e não pela boca, ou em alguns casos, Pokémon que soltam o ataque pela testa, quando poderiam ter sido animados com mais capricho, ainda mais levando em conta que o jogo não conta com todos os monstrinhos do catálogo.

Outro ponto que me incomodou um pouco no jogo é a falta de itens para carregar os Power Points. Exceto por algumas raras unidades espalhadas pelo mapa, os itens não podem ser adquiridos no mercado, como era de costume.

Essa mudança vem para "forçar" as novas mecânicas do jogo, onde você deve coletar muitas frutas das árvores, já que uma delas pode ser usada para recarregar PP, além de também serem usadas no seu acampamento, como ingredientes para cozinhar. Os acampamentos acabaram se tornando um dos pontos mais fracos desse novo jogo, já que não me via motivado a usar o recurso e sempre achava bem chato ter que ficar cozinhando ou coisas do tipo.

Por fim, temos que falar sobre os Dynamax ou Gigantamax, um dos grandes destaques do jogo. Embora a ideia de usar Pokémon gigantescos nas batalhas parecesse interessante inicialmente, no decorrer do jogo, você descobre que a mecânica não é tão divertida assim e pouco influencia na transformação, a menos que você esteja usando um Pokémon genuinamente Gigantamax e não um Dynamax.

Sei que pode parecer confuso, mas os Dynamax são apenas as formas gigantescas dos monstros, com leves variações nos ataques, enquanto os Gigantamax são a forma gigantesca com transformações físicas e ataques únicos. Independente disso, a ideia das megaevoluções apresentadas em Pokémon Sun e Moon ainda parecem mais interessantes.

Galeria de imagens

Trilhando o futuro

Embora a saga tenha voltado para os moldes mais tradicionais com os remakes de Pokémon Diamond e Pearl, em 2022, teremos o lançamento de Pokémon Legends: Arceus, que mais uma vez nos coloca em um mapa de mundo aberto, com Pokémon caminhando livremente por aí e expandindo as mecânicas vistas em Sword e Shield.

Independente da reação inicial negativa por parte dos fãs, foi bom ter essa nova experiência com o jogo, ainda mais quando havia deixado Pokémon de lado por tanto tempo. É incrível pensar como ainda consigo me divertir e entreter com a franquia, ainda mais tendo crescido acompanhando ela desde os anos 90.

O saldo final certamente foi positivo, mas seria bom se essas evoluções surpreendentes viessem mais rápido e mais lapidadas, o que certamente faria com que a franquia ganhasse ainda mais prestígio.

Mapa mais aberto e com mudanças climáticasGanho de experiência coletivaPokémon caminhando pelo mapa e deixando tudo mais vivoMais flexibilidade nos meios de transporte para explorar o mapaMetaverso com o Pokémon Home
Dynamax / GigantamaxAcampamentosAnimações de ataquesFalta de mais Pokémon na Dex.
Jogabilidade

Trazendo mudanças interessantes para a exploração, o jogo se mostra um dos mais atraentes para quem busca voltar a investir na franquia.

Gráficos

Apesar de trabalhar bem com os limites do Switch, as animações poderiam ser mais lapidadas e melhor trabalhadas.

História

Em termos de história, Sword e Shield acabam se mostrando um dos mais fracos da franquia, com um desenvolvimento confuso dos inimigos e sendo totalmente ofuscada pela jogabilidade.

Trilha Sonora

Apresentando versões repaginadas de trilhas antigas, a sonorização do jogo é competente e serve para deixar a aventura ainda mais agradável.

Imersão

A sensação de capturar e estar dentro do universo de Pokémon nunca foi tão palpável.

Nota Total

Trazendo elementos bem interessantes e que tornam o jogo muito rico em alguns aspectos, Sword é uma experiência gratificantes, principalmente se você está conhecendo os jogos de Pokémon agora.

Ofertas


4

Comentários

Pokémon: Sword e Shield são tão ruins como dizem os fãs? Análise / Review
  • Com sinceridade o meu maior erro foi transferir meus Pokemons do Ultra Moon, para esse jogo, em minha opinião ele é "defeituoso e incompleto". Os gráficos são bonitos, mas a movimentação dos personagens é muito mecânica. O mapa parece grande, mas não é, com pouca exploração. Muitos elementos foram retirados e poucas coisas adicionais, até certas comodidades, um exemplo são os pc junto ao Day care, que não está mais presente. Ele se concentra muito na história, e ela é muito fraca, mesmo comparado a outros jogos. E mesmo as dlcs não ajuda muito (interessante apenas isso), Pokemon ORAS e Sun e Moon, são mais completos com uma melhor experiência. Meu Minun (Ruby) que me acompanha até hoje, tenho quase todas as fitas com ele, mas não posso ganhar as fitas de Gala, porque ele não é compatível com o jogo.E outra coisa que me incomodou muito é o Pokémon Home, eles transferiram o gás para ele, e além do aplicativo de Switch ainda você tem que utilizar o aplicativo do celular para poder realizar trocas, até precisei jogar Pokemon GO (que eu nunca tive interesse) para ganhar um Melmetal. Eu jogo Pokemon desde o Ruby de GBA, e talvez Sword e Shield tenham mais coisas para oferecer, mas para mim são os piores da série principal.

      • Olha, joguei e o que pecou muito na minha opinião foi a história do game, que é medíocre e nada empolgante. Outro fato que me irritou foi o fato do jogo ser extremamente linear, fora da Wild Área. Galar é um grande corredor onde você basta seguir pra frente. Alguns erros e faltas do jogo foram corrigidas e adicionadas nas DLCs, que foram bem legais (principalmente Crown Tundra).
        No geral é um jogo bonito, soundtrack muito boa, mas não me envolveu como os outros da franquia me prenderam, principalmente por causa da história dentro do jogo ser muito fraca e pouco desenvolvida.

          • Mega Evolução foi apresentada em Pokémon X/Y

              • Muitos erros ... além de ser muito atrasado, quase um click bait já que tivemos o lançamento das novas versoes da quarta geração.
                Fechou com "chave de ouro" ao falar que o Legends: Arceus será de mundo aberto.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista