LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil participou do lançamento do telescópio James Webb

27 de dezembro de 2021 0

No último sábado, tivemos o lançamento do Telescópio Espacial James Webb (JWST), com a NASA confirmando que o Gimballed Antena Assembly (GAA), um dos principais conjuntos de antenas de comunicação do dispositivo, foi ativado com sucesso.

Embora o telescópio tenha sido lançado pela agência norte-americana, você sabia que o Brasil esteve envolvido no lançamento?

A Estação de Telemedidas do CLBI, localizada em Parnamirim/RN, participou do rastreamento do Veículo ARIANE VA-256, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa. O veículo transportou como carga embarcada o Telescópio Espacial James Webb (JWST).

O CLBI atuou como estação remota ao Centro Guianês fazendo rastreamento em Telemedidas de eventos como a extinção e separação do terceiro motor, ignição do quarto motor, entre outras ações. A participação brasileira exigiu um esforço muito grande da equipe, de forma que às 22 horas do dia anterior (24) já começaram a preparação da Estação. De acordo com a Tecnologista do CLBI, Maria Goretti Dantas, Coordenadora da Interface com o Centro Espacial Guianês, o lançamento mostrou a eficiência e capacidade dos profissionais do Centro.

Temos uma equipe técnica muito profissional, capacitada e envolvida plenamente nos processos do rastreio. O CLBI deixa a sua marca na história espacial internacional diante do evento que o mundo aguardou ansiosamente.

Fonte: AEB

Ao todo, são 5 estações de Telemedidas envolvidas num rastreamento equatorial (Galliot na Guiana Francesa, Natal no Brasil, Ascension na ilha no Atlântico Sul, Libreville no Gabão e Malindi no Quênia. Cada estação rastreia eventos específicos em sua visibilidade, mas Natal é essencial e indispensável porque acompanha o foguete ainda em fase propulsada.

O Brasil tem se envolvido bastante em expedições espaciais ao longo dos últimos anos, construindo até mesmo seu próprio satélite, o Amazônia-1.

Você acha que o Brasil deve investir mais em pesquisas espaciais?


0

Comentários

Brasil participou do lançamento do telescópio James Webb
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2