LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil participou do lançamento do telescópio James Webb

27 de dezembro de 2021 0

No último sábado, tivemos o lançamento do Telescópio Espacial James Webb (JWST), com a NASA confirmando que o Gimballed Antena Assembly (GAA), um dos principais conjuntos de antenas de comunicação do dispositivo, foi ativado com sucesso.

Embora o telescópio tenha sido lançado pela agência norte-americana, você sabia que o Brasil esteve envolvido no lançamento?

A Estação de Telemedidas do CLBI, localizada em Parnamirim/RN, participou do rastreamento do Veículo ARIANE VA-256, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa. O veículo transportou como carga embarcada o Telescópio Espacial James Webb (JWST).

O CLBI atuou como estação remota ao Centro Guianês fazendo rastreamento em Telemedidas de eventos como a extinção e separação do terceiro motor, ignição do quarto motor, entre outras ações. A participação brasileira exigiu um esforço muito grande da equipe, de forma que às 22 horas do dia anterior (24) já começaram a preparação da Estação. De acordo com a Tecnologista do CLBI, Maria Goretti Dantas, Coordenadora da Interface com o Centro Espacial Guianês, o lançamento mostrou a eficiência e capacidade dos profissionais do Centro.

Temos uma equipe técnica muito profissional, capacitada e envolvida plenamente nos processos do rastreio. O CLBI deixa a sua marca na história espacial internacional diante do evento que o mundo aguardou ansiosamente.

Fonte: AEB

Ao todo, são 5 estações de Telemedidas envolvidas num rastreamento equatorial (Galliot na Guiana Francesa, Natal no Brasil, Ascension na ilha no Atlântico Sul, Libreville no Gabão e Malindi no Quênia. Cada estação rastreia eventos específicos em sua visibilidade, mas Natal é essencial e indispensável porque acompanha o foguete ainda em fase propulsada.

O Brasil tem se envolvido bastante em expedições espaciais ao longo dos últimos anos, construindo até mesmo seu próprio satélite, o Amazônia-1.

Você acha que o Brasil deve investir mais em pesquisas espaciais?


0

Comentários

Brasil participou do lançamento do telescópio James Webb
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas