LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China consegue grande avanço na corrida pelo 6G

07 de janeiro de 2022 8

Um laboratório de alta tecnologia localizado em Nanjing, no leste da China, anunciou uma grande conquista no desenvolvimento do 6G.

Ele conseguiu atingir a taxa de 206,25 gigabytes por segundo (Gbps) em um teste de velocidade da nova tecnologia em ambiente de laboratório. O valor consegue ser entre 10 a 20 vezes mais rápido do que o alcançado por redes 5G.

Em dezembro, o país afirmou que comercializará a rede 6G em 2030.

O projeto é liderado pelo diretor-geral da associação Information Consumption Alliance da indústria de telecom Xiang Ligang. Ele afirma que a conquista mostra que o país mantém a sua posição de liderança no setor de telecomunicações.

Em novembro, a Índia anunciou um plano ousado para lançar o 6G em até três anos e prometeu bater de frente com a China pela tecnologia.

O governo chinês apoia a pesquisa que construiu o primeiro sistema de telecomunicações 6G em tempo real do mundo com taxa 360/ 430 GHz e velocidade 100/200 Gbps. Os valores alcançados nesse tipo de teste são um recorde na indústria.

Ao adotar tecnologia fotônica de terahertz que gera sinais por duas frequências em ondas de luz, com cada uma atingindo 103,125 Gbps, o recorde de 206.25Gbps foi atingido por banda dupla.

A frequência de banda em terahertz varia entre 300 GHz 3 THz e suporta ultravelocidade de conexões com 100 Gbps até 1 Tbps. Comunicações em terahertz são consideradas o centro da tecnologia das redes 6G.

Reprodução: Shutterstock

A conquista pode trazer avanços em diversas áreas, segundo o laboratório Purple Mountain. A tecnologia pode ser integrada em redes de fibra ótica já existentes, expandir a velocidade existente que varia entre 100 e 1000 Gbps ao aumentar o pico do sistema 5G.

Além disso, ela pode substituir as redes atuais e tornar a sua instalação mais prática, eliminar a enorme quantidade de cabos em centros de dados e reduzir custos, além do consumo de energia.

No futuro, ela pode ser instalada em satélites, veículos não tripulados e naves espaciais para permitir comunicações de alta velocidade entre distâncias superiores a 1000 km.

No Brasil, a Anatel aprovou um documento que visa regulamentar a faixa 6G a partir do ano de 2025, onde detalha o planejamento e estruturação de frequências pelo país.


8

Comentários

China consegue grande avanço na corrida pelo 6G
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista