LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo brasileiro planeja padronizar carteira de identidade e usar biometria via Gov.br

12 de janeiro de 2022 6

O governo federal estaria preparando um decreto para padronizar a emissão de novas carteiras de identidade e usar a verificação de biometria a partir do portal Gov.br, além de ter o CPF como principal dado de identificação civil.

De acordo com o site Mobile Time, a medida está sendo elaborada pelos Ministérios da Economia e Justiça e Segurança Pública, por meio de um decreto que deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) até março deste ano.

O decreto que quer usar biometria para a emissão das carteiras de identidade vai incluir uma data de validade para o documento. Todos os estados brasileiros terão 12 meses para se adaptar ao despacho, a partir da data de publicação.

A verificação biométrica deve ajudar a reduzir fraudes e emissão de documentos falsificados. Mas a estratégia do governo federal é combiná-lo com outro decreto publicado no final do ano passado.

CPF como protagonista

No último mês de dezembro, um despacho da Presidência da República determinou que o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) deveria ser o principal dado de identificação presente nas novas carteiras de identidade, substituindo a função do RG.

Esse procedimento será adotado no sistema do Serviço de Identificação do Cidadão (SIC), instituído pelo mesmo decreto. Já o Senado Federal aprovou um projeto de lei para que órgãos públicos aceitem o CPF para conceder benefícios e emitir documentos.

O governo federal também instituiu pelo decreto a formação de um novo comitê: a Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC). Esse órgão será responsável por editar as normas que vão ditar o funcionamento do SIC.

A previsão do governo é nomear cada um dos representantes do órgão nas próximas semanas. Por ter o mesmo papel de governança, a CEFIC deve substituir o comitê gestor de Identificação Civil Nacional (ICN).

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou um contrato no valor de R$ 73 milhões com o Serpro para a produção digital do Documento Nacional de Identificação (DNI). O acesso seria com base nas normas do ICN.

O que você achou sobre essa ideia? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


6

Comentários

Governo brasileiro planeja padronizar carteira de identidade e usar biometria via Gov.br
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas