LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Soundbar LG SP9A: som com 520W de potência, surround 5.1.2 e Alexa | Vídeo hands-on

13 de fevereiro de 2022 9

Comprou uma TV novinha e está pensando em turbinar o som para uma experiência mais imersiva com filmes ou shows musicais? A melhor opção de fazer isso é adquirir uma soundbar com vários alto-falantes em corpo compacto que não vai tomar espaço na sua sala, que vai ainda entregar som potente e envolvente para uma sensação de estar no cinema ou teatro, mas com o conforto do seu sofá.

A LG é uma marca que vem investindo neste segmento ano após ano com produtos cada vez mais tecnológicos para trazer o melhor das grandes produções para sua casa. Recentemente trouxe ao Brasil a sua linha 2021 de soundbars que tem o modelo SP9A como a opção mais avançada para os brasileiros, aliando muitos canais e tecnologias de ponta como o Dolby Atmos.

O TudoCelular recebeu a SP9A para testes, e você vai conhecer um pouco do produto neste unboxing com as nossas primeiras impressões.

Embalagem

Antes de falarmos sobre o que vem na caixa, é importante destacar a preocupação da LG com o meio ambiente. Tanto a embalagem como boa parte do produto usa material reciclado. Além disso, os itens que vêm na caixa são organizados de forma inteligente para que reduza o espaço e com isso economize no uso de materiais que posteriormente acabam indo para o lixo.

Ao abrir a caixa você encontra a soundbar SP9A, subwoofer e seu cabo de energia separado, cabo óptico, controle remoto com pilhas, suporte para montagem na parede com dois parafusos inclusos, manual de uso e cartão de garantia. A LG não envia cabo HDMI, então você terá que usar o que vem ou conectar a soundbar na TV via Bluetooth.

Design e construção

Vamos primeiro dar uma olhada na soundbar. A SP9A tem design similar aos modelos da geração anterior. Ela é feita de plástico e possui uma grade de metal que cobre a parte frontal e laterais. No topo há duas grades circulares, também de metal, que protegem os alto-falantes dedicados ao Dolby Atmos.

A barra possui 122 cm de largura, sendo perfeita para acompanhar uma TV de 55 polegadas. Ela não é muito alta com seus 5,7 cm de altura, o que evita bloquear a visão mesmo em TVs que ficam mais próximas da bancada, como a linha OLED da LG. Por fim, a SP9A possui 14,5 cm de profundidade e caberá perfeitamente mesmo nas mesinhas mais estreitas.


Na parte superior da barra temos os controles que são sensíveis ao toque. Da esquerda para a direita temos: o botão liga-desliga, mudar a entrada de som, ajuste de volume, play-pause, iniciar sincronização Bluetooth e Wi-Fi. Há também dois furos, que são microfones para calibrar o som e explorar a acústica da sua sala para uma melhor experiência.

Na frente da SP9A há um pequeno display por baixo da grade de metal. É por ele que você acompanha os ajustes que faz no equipamento, como ver o nível do volume ou alterar alguma configuração do áudio. Se o tamanho da tela for um incômodo para você, também é possível fazer estas configurações pelo aplicativo para celular.


A traseira traz duas conexões HDMI, sendo uma de entrada e outra de saída com suporte a eARC para o Dolby Atmos. Há a conexão óptica e uma entrada USB. Há também os furos na parte inferior para você prender o suporte de metal para fixar a soundbar na parede.

O subwoofer também é feito do mesmo plástico de boa qualidade usado na barra. A frente e as laterais são cobertas por tecido. Na traseira há o plug para conectar o cabo de energia e o duto de ventilação que ajuda a impulsionar os graves. O subwoofer tem 39 cm de altura, 22 cm de largura e 31,2 cm de profundidade. Ele se conecta sem fio à soundbar, então você pode deixá-lo em qualquer parte da sala.


Por fim, o controle remoto. Ele é compacto e feito de plástico fosco na parte superior e plástico brilhante na metade de baixo. Os botões são os mesmos que você encontra no topo da barra, com alguns extras para as configurações do som. Também é possível controlar a soundbar com o controle da sua TV LG ou de até outra marca caso use um cabo HDMI, mas ficando limitado apenas ao ajuste de volume. Também há o aplicativo LG Sound Bar, que traz todos os recursos do controle físico.

Som e tecnologias

A SP9A possui 7 alto-falantes na barra, sendo três na parte frontal, dois no topo e mais dois nas laterais. O que fica no centro é dedicado apenas ao diálogo em filmes, dando maior claridade às vozes. Os dois na parte superior entram em ação quando você assiste algum vídeo com suporte ao Dolby Atmos e os dois laterais são ativados em filmes com áudio 5.1.

Cada alto-falante entrega 40W de potência, o que aliado aos 220W do subwoofer garante uma potência total de 520W RMS. Tudo isso com som otimizado pela famosa marca britânica Meridian. Além disso, a SP9A trabalha em conjunto com o processador Alpha 9 das TVs mais recentes da LG e é ele quem faz o processamento de áudio para um som nítido e limpo.

Essa combinação garante que você tenha áudio vindo em todas as direções, o que gera o efeito de imersão. Os alto-falantes superiores jogam o som para o teto que volta na sua direção gerando amplitude com o Dolby Atmos. Os laterais são responsáveis por jogar o som para os lados criando um palco sonoro mais amplo e simulando o efeito surround de um sistema com caixas traseiras dedicadas.


A SP9A conta com o recurso AI Room Calibration que usa os microfones no topo da barra para calibrar o som de acordo com a acústica da sua sala. O resultado é um som bem equilibrado entre graves, médios e agudos com o mínimo de distorção. E para dar aquela tremida nas cenas de ação, o subwoofer se encarrega de reforçar os graves e gerar pancadas precisas que não sobrepõem as demais frequências.

Caso você curta um som com mais ou menos graves, é possível usar o equalizador no aplicativo da LG ou aumentar o volume do subwoofer para que ele se destaque mais do que a barra. Também é possível fazer o oposto, caso você queira um som mais discreto para não incomodar quem estiver por perto.

Quer diálogos ainda mais nítidos para curtir suas novelas ou noticiário? Há um modo de reforçamento de vozes. Vai assistir um filme de madrugada e não quer incomodar ninguém? Só ativar o modo noturno. Além disso, há vários perfis de calibração focados para jogos, músicas, filmes e esportes.


Além do suporte ao Dolby Atmos presente em filmes em Blu-ray e serviços de streaming, a SP9A também é compatível com o padrão DTS presente em alguns serviços e também consoles. E você pode conectar seu PlayStation ou Xbox diretamente à porta HDMI da SP9A para que o sinal seja enviado à sua TV em 4K com HDR, caso todas as portas HDMI já estejam ocupadas.

Você também pode ouvir suas músicas na SP9A via Wi-Fi ou Bluetooth. Ela tem suporte a chromecast para facilitar a integração com celulares Android e AirPlay para ampliar a conectividade com iPhones. Também é possível usar serviços como Google Assistente e Alexa quando integrados ao seu sistema de som.

E a LG não esqueceu do público mais exigente que prioriza áudio com a melhor qualidade possível. A SP9A tem suporte a áudio de alta resolução de até 24 bits a 192 KHz para que você escute todos os mínimos detalhes das suas músicas.

Preço e primeiras impressões

A LG SP9A chegou ao mercado nacional por R$ 4.299. Pode parecer um preço salgado, mas para um equipamento com mais de 500W de potência, suporte às tecnologias mais atuais e som imersivo bem equilibrado que vão te entregar uma experiência muito além do que os alto-falantes da sua TV são capazes de proporcionar, não tem como discordar que é algo tentador.

O que podemos dizer de início é que o equipamento realmente faz uma grande diferença e entrega áudio de qualidade, mas é claro que há quem prefira um som 5.1 com caixas traseiras e não incorporadas à própria Soundbar. A LG até possui o kit surround em outros mercados, mas ele não foi lançado no Brasil. São duas caixas extras para você colocar atrás do seu sofá e ter uma imersão ainda maior.

Claro, iremos testar com calma a SP9A para ver se ela realmente vale o preço que a LG pede. E também se houve uma evolução notável comparada à geração anterior. Enquanto isso, o que podemos adiantar até agora é que a soundbar SP9A é um produto que tem tudo para agradar, até mesmo os mais exigentes.

Ofertas

9

Comentários

Soundbar LG SP9A: som com 520W de potência, surround 5.1.2 e Alexa | Vídeo hands-on
  • A cerca de 1 mês eu investi numa LG SP9A, em uma promo da Americanas estava saindo por 2820,00. O modelo SP8A estava por 2199,00 no mesmo dia no site da Kabum. Eu preferi a SP9A por conta dois canais a mais de som e fui muito feliz com a aquisição. Quando o filme é mixado em dolby atmos a qualidade sonora é incrivelmente superior, cada som definido saindo em seu auto falante correspondente, sem downmix tudo fica mais cristalino, cada detalhe do filme é ouvido. Vendo o mesmo filme sem dolby atmos e em caixas stereo muitos detalhes são perdidos, e o mesmo filme passa a perder a graça. Assistir um lugar silencioso nessa Soundbar foi uma experiência impressionante. Era susto atrás de susto, e num filme tão quieto, cada detalhe de som, passos, folhas, agua correndo, grunhidos, fazia a experiência ficar mais imersiva e o suspensa ganhava vida. Sinto que estou num cinema, mesmo sem as caixas traseiras o equipamento consegue encher toda a frente e laterais de som da minha sala, e colocando o subwoofer sem fio ao lado do sofa a experiência de encher toda a sala com som fica mais completa e o som mais tridimensional.

      • Se tem M.Auduo, deve ser boa.

          • Apple the besta hahaha

            • por favor me ajudem quando eu comento no youtube nao aparece pros outros quando eu respondo alguem no yt olho no celular e nao ta minha resposta

                • Tem que ver se realmente cumpre bem o papel de simular 5.1 fisicamente, afinal pelo preço dá pra comprar um HT bom. Se ao menos tivesse caixas traseiras fisicas nesse mesmo preço de R$ 3300 (preço atual na Fast) seria altamente interessante.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista