LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Recarga de celular em 9 minutos e mais novidades da MWC 2022 | Plantão TC

03 de março de 2022 3

Chegou a hora de ficar bem informado sobre tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias em mais uma edição do Plantão TC, nosso "jornal" semanal onde separamos as melhores notícias da semana para que você fique por dentro de tudo em um só lugar.

Na edição desta semana comentamos sobre os destaques da MWC 2022, incluindo vários produtos e a nova tecnologia de recarga de 240 Watts da Oppo, lançamentos fora da feira como os novos Redmi Note 11E e 11E Pro, Telegram atendendo pedido do STF para banir canais, nova explosão de celular enquanto carrega, e redução do IPI.

Perdeu alguma dessas notícias? Então siga descendo a página para ver o que rolou.

Redmi Note 11E e 11E Pro anunciados

A Xiaomi pegou todo mundo de surpresa ao anunciar os intermediários Redmi Note 11E e Note 11E Pro na China. O segundo é basicamente uma versão renomeada do Redmi Note 11 Pro 5G lançado no mercado global recentemente, com Snapdragon 695, câmera de 108 megapixels e bateria de 5.000 mAh com recarga de 67 Watts.

Já o segundo é, finalmente, um modelo completamente novo. Ele traz visual parecido com modelos da Oppo e Realme, onde duas grandes câmeras ficam dentro de um módulo retangular no canto superior esquerdo da parte traseira. O modelo é bem básico, trazendo chipset Dimensity 700, tela IPS LCD de 90 Hz, câmera principal de 50 megapixels com secundária de 2 megapixels para macro e bateria de 5.000 mAh com recarga de 33 Watts.

Ambos os modelos começam a ser vendidos na China ainda em março, e por ser um aparelho realmente novo só o Redmi Note 11E pode acabar dando as caras em outros países no futuro, talvez sob a marca Poco.

Nova explosão de celular

Mais um dia, mais uma notícia triste de celular que explode. O novo caso ocorreu na cidade de Sorriso, em Mato Grosso, sendo a vítima uma mulher de 51 anos. Segundo ela, ao chegar em casa colocou o celular para carregar na cama, e sem nenhum motivo aparente ele entrou em combustão e queimou não apenas a cama como outros móveis próximos como um sofá.

A mulher estava sozinha no momento da explosão e precisou da ajuda de vizinhos para ser socorrida, mas felizmente ninguém ficou ferido. Não foi revelada a marca do celular, mas a dona diz que ele foi comprado em dezembro do ano passado e que era usado apenas com o carregador original que veio na caixa.

Ao menos ela tinha seguro para o aparelho, o que deve amenizar um pouco o prejuízo.

Governo reduz IPI de eletrônicos

Outra notícia que vem sendo corriqueira por aqui é a redução de impostos por parte do governo para tentar amenizar a desvalorização da nossa moeda frente ao dólar, e a consequente inflação que isso gera.

Agora foi a vez do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, que terá uma redução linear de 25% e deve agraciar não apenas celulares como TVs, eletrodomésticos e até carros. O decreto já foi publicado no Diário Oficial, e segundo o ministro da economia mais de 300 mil empresas serão beneficiadas pelo corte.

Segundo a previsão, o impacto da medida deve girar em torno de R$ 19,6 bilhões, com reduções mais significativas no setor automotivo.

Telegram remove canais a pedido do STF

Recentemente comentamos que o STF vinha pressionando o Telegram sobre sua atuação no Brasil. Bom, pelo visto isso rendeu frutos. Em resposta à solicitação do Supremo Tribunal Federal, o mensageiro removeu três canais pertencentes ao blogueiro Allan dos Santos, que segue alvo de inquéritos sobre desinformação coordenada.

O Telegram não se manifestou sobre o ocorrido, nem confirmou se fechará um acordo com o TSE para definir diretrizes de uso no país, algo especialmente importante considerando o período eleitoral que se aproxima.

Destaques da MWC 2022

Esta semana rolou a MWC 2022, maior feira de tecnologia móvel do mundo, que infelizmente não deu para o TudoCelular cobrir pessoalmente este ano por conta da situação atual do mundo.

Como sempre, várias empresas aproveitaram a ocasião para apresentar novidades ao público e mídia especializada, indo desde celulares e dispositivos vestíveis até notebooks, tablets e muito mais.

Ainda um dia antes da feira começar oficialmente, a Samsung revelou sua nova linha Galaxy Book 2 e Galaxy Book 2 Pro, trazendo modelos tanto em formato tradicional quanto 2 em 1, chips Intel de décima segunda geração e até placa dedicada Intel Arc.

Já a Xiaomi aproveitou a feira para anunciar os novos Poco M4 Pro 4G e Poco X4 Pro 5G, ambos sendo versões renomeadas e ligeiramente modificadas de modelos da linha Redmi Note 11. Enquanto o primeiro nada mais é que um Redmi Note 11S, o segundo é o Redmi Note 11 Pro 5G, ambos com detalhes novos no painel traseiro e cor amarela característica da Poco como grandes mudanças.

A realme também marcou presença com a versão global da linha GT 2, que não traz mudanças em relação aos modelos anunciados na China há algumas semanas. Os celulares chegam com visual similar, ficando o grande destaque para o GT 2 Pro com seu Snapdragon 8 Gen 1, câmeras principal e ultra-wide de 50 megapixels e recarga de 65 Watts.

Além dos celulares, a marca apresentou o notebook realme Book Prime e o fone Buds Buds Air 3, ambos já conhecidos do público. O notebook tem chipset Intel Core i5 de décima primeira geração, tela 2K com poucas bordas e corpo leve e fino, enquanto o fone se destaca pelo cancelamento ativo de ruído e suporte a Dolby Audio.

Outras chinesas a apresentarem novidades na MWC 2022 foram Honor, Lenovo e TCL. A primeira focou na linha Magic 4 com modelos top de linha poderosos que herdam design da geração passada e trazem até 100 Watts de recarga wireless, enquanto a segunda apresentou a nova geração de seu celular com foco em jogos com o Legion Y90, que se destaca pelo visual agressivo e sistema robusto de refrigeração para manter o máximo de desempenho por longos períodos.

Já a TCL focou em modelos de baixo custo e intermediários simples, com a linha TCL 30 trazendo cinco celulares em faixas de preço que vão dos 140 até os 250 euros, todos com câmera principal de 50 megapixels e bateria na casa dos 5.000 mAh. A marca também mostrou protótipos de celulares dobráveis e enroláveis, que não devem chegar ao mercado tão cedo.

Fechando os lançamentos mais importantes em celulares tivemos a HMD Global com três novos baratinhos da Nokia, que possuem Android 11 Go e hardware simples para servir como porta de entrada no mundo dos smartphones.

Por fim, tivemos a MediaTek apresentando os novos chipsets Dimensity 8000 e 8100, modelos que visam abraçar o nicho top de linha, mas focados no custo-benefício. Ambos trazem muitos pontos em comum, como a fabricação em processo de 5 nanômetros da TSMC, GPU Mali-G610 de nova geração e CPU octa-core, suportando câmera de 200 megapixels, tela a até 168 Hertz e tecnologias recentes de redes.

Os novos chips da MediaTek devem chegar ao mercado a partir deste mês de março, já tendo sido confirmado o uso do Dimensity 8000 no novo realme GT Neo 3.

Recarga de 240 W da Oppo

Por falar em realme, a marca apresentou mais que produtos na MWC 2022. Assim como a Oppo, que também pertence ao grupo BBK Electronics, a marca anunciou uma nova tecnologia de carregamento rápido que pode entregar cargas entre 100 e 200 Watts. A opção intermediária, ou seja, de 150 W, recarrega uma bateria de 4.500 mAh em apenas 15 minutos, e deve estrear no já comentado realme GT Neo 3.

Já a Oppo foi além, e mostrou um carregador capaz de preencher uma bateria de mesmo tamanho em apenas 9 minutos, com capacidade de nada menos que 240 Watts. Essa tecnologia deve demorar um pouco mais para chegar aos usuários, mas opções um pouco mais modestas são esperadas para modelos da própria Oppo e também da OnePlus ainda em 2022, provavelmente mais para o final do ano.

Além da velocidade insana de recarga, tanto a Oppo quanto a realme mostraram preocupação com a segurança durante o processo de recarga e também em garantir que a bateria não será degradada de forma massiva no curto prazo, mantendo 80% de sua capacidade após 1.600 ciclos.


3

Comentários

Recarga de celular em 9 minutos e mais novidades da MWC 2022 | Plantão TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista