LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG UltraGear Gaming Speaker GP9: um headshot em qualidade e preço | Análise / Review

30 de abril de 2022 4

Demorou, mas chegou! Depois de ter sido anunciada globalmente há quase um ano, a LG finalmente oficializou a soundbar gamer UltraGear GP9 aqui no Brasil, e a promessa da marca é trazer uma proposta diferenciada em áudio para jogadores.

Mas será que o dispositivo consegue trazer uma experiência realmente imersiva, além de manter uma excelente qualidade de som? É isso que você descobre com a gente, a seguir, na nossa análise completa.

Construção e design

Dona de uma estética incisiva bem condizente com a proposta gamer e um acabamento em plástico duro impecável, a UltraGear GP9 quando vista de cima tem formato de trapézio, o que segundo a LG busca encaixar o alto-falante no mesmo cenário de grande parte dos monitores gamers, projetados com base em formato de V.

Com painel superior munido dos botões de função e um dimmer rotativo para ajuste de volume, a soundbar pode ser controlada quase que inteiramente de forma analógica, sendo as exceções o ajuste das cores do LED, o modo personalizado de equalização e alguns poucos detalhes de configuração, que ficam reservados ao app.

E por falar no LED, além de iluminar o logotipo da linha UltraGear, as luzes RGB clareiam todo o painel frontal. Este painel é munido de frestas horizontais arrojadas que figuram a frente da grade que protege os alto-falantes, o que em conjunto com as mais de 16 milhões de cores possíveis de configuração, ajudam a dar o visual gamer.

Na parte traseira, além de dois woofers para graves localizados nas laterais, temos o painel de conexões. Nele os usuários poderão encontrar uma saída para fone de ouvido, porta USB Tipo-C para conexão com o PC, entrada óptica, saída auxiliar, botão interno de reset e porta para carregamento.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

O legal é que os botões do painel superior permitem mudar facilmente entre as várias opções de conexão, alternando entre PC, Bluetooth ou entrada óptica, além de permitir escolher um headset conectado ao invés dos alto-falantes, ativar ou desativar o microfone para comunicação e alternar entre os modos predefinidos de equalização.

De forma geral, por mais subjetivo que seja, o design da caixa deve agradar bastante quem curte um visual gamer, sendo a aposta perfeita para quem quer um alto-falante que combine com um teclado mecânico retroiluminado e uma CPU carregada de iluminação. Afinal, todos sabemos que o que dá FPS é LED RGB.

Qualidade de som e microfone

Mas será que toda essa iluminação pode ser convertida em qualidade de som? Olha, em qualidade de som, sim, mas em altura, não tanto.

Apesar de não conseguir alcançar os volumes mais altos, batendo a marca dos 88 dBA quando próximo a caixa – algo até justificável tendo em vista a proposta de uso, a qualidade de som da UltraGear GP9 é excelente.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Contando com um sistema de som que carrega consigo, além das citadas duas unidades de woofer, dois tweeters e radiador passivo, com potência de saída de 20 W, a GP9 entrega um perfil de reprodução padrão bastante equilibrado, com graves, médios e agudos dosados na medida certa.

O sistema embutido torna capaz ouvir com clareza todos os detalhes da mix, independente do estilo musical. Mas para aqueles que exigem uma reprodução com mais graves, com mais agudo ou até com mais médios, é possível dosar cada uma das frequências através do equalizador no aplicativo da LG.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Além da opção de customização, o app também disponibiliza dois outros modos: cinema e sound boost. Um para melhorar a experiência na reprodução de filmes e séries, outro para incorporar a reprodução de músicas, dando um impulso nas frequências; principalmente graves.

Mas as opções de equalização não param por aí! Justificando o seu apelido gamer, a caixa traz perfis de som voltados para esse fim, com funções FPS e RTS.

Enquanto o modo FPS busca trazer uma noção de espacialidade para o som, possibilitando ao jogador distinguir onde está o inimigo, identificando a origem do barulho, o modo RTS procura expandir o campo de reprodução, buscando aumentar o realismo e a imersão não apenas para jogos RTS, como também para jogos de corrida, RPG, MMO etc.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Claro que a experiência, de forma geral, não é capaz de substituir o uso de headsets de precisão, mas é um tanto quanto surpreendente como é possível distinguir a origem dos sons entre esquerda, direita, frente e costas através dos falantes embutidos no dispositivo.

Quem quiser ainda evoluir toda essa experiência para caixas maiores e mais potentes, a UltraGear GP9 conta com o modo Hi-Fi Quad DAC – conversor digital para analógico que, em outras palavras, permite conectar a caixa gamer a outros dispositivos de alta resolução via cabo auxiliar.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Para quem prefere jogar usando um headset, a LG também promete uma proposta diferenciada. Além de poder alternar a reprodução entre os alto-falantes e os fones de ouvido conectados apenas apertando um botão no painel superior, a soundbar consegue adicionar mais espacialidade à reprodução nos fones, emulando um surround virtual.

Mas não é preciso ter um headset para se comunicar no game! Um dos grandes diferenciais da UltraGear GP9 é o seu chat de voz integrado. Ao apertar o botão localizado no dimmer de volume dedicado ao microfone, o usuário pode se comunicar com seus parceiros de jogo de forma clara, usando os microfones presentes na própria caixa.

Graças aos algoritmos embutidos para aumento da definição da voz, diminuição de ruídos e cancelamento de ecos, a fala captada pode ser ouvida com clareza mesmo durante a ação do jogo; algo que surpreende bastante tendo em vista que os microfones estão localizados na própria fonte de áudio.

Bateria, conectividade e app

Dona de uma bateria relativamente pequena de apenas 2.600 mAh, o propósito da UltraGear GP9 passa longe da total portabilidade, sendo capaz de se manter apenas 5 horas longe das tomadas com suas luzes apagadas e com a altura de reprodução em torno dos 50%.

Isso é, ela pode ser ótima para quem quer uma sessão de jogatina em um notebook gamer ou para quem quer ligar a caixa em um novo dispositivo e não quer levar a fonte de alimentação consigo, mas não é a melhor das companheiras para quem pensa em animar uma reunião com os amigos em um ambiente aberto.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Conectada ao carregador que vem na caixa, a soundbar da LG demora pouco menos de 3 horas para ir de 0 a 100%; o que acaba não compensando se levarmos em consideração a relação entre autonomia e tempo de carregamento – mas de qualquer forma é bom ter mais essa opção.

Partindo para conectividade, temos uma experiência totalmente diferente. Além de poder realizar o pareamento Bluetooth de forma bastante ágil com os mais diversos dispositivos, a GP9 dispõe de um grande conjunto de entradas.

É possível ligar a caixa através da porta USB-C ou entrada óptica – o que resulta em uma melhor qualidade de reprodução se comparada à percebida via Bluetooth, e conectar outros aparelhos de áudio através da entrada auxiliar e da entrada para fones de ouvido.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Em conjunto com o melhor desempenho, ainda é possível controlar os ajustes da caixa através de um software voltado para computador; fora a possibilidade de realizar os mesmos ajustes através de um dispositivo Android ou iOS com o app LG XBOOM.

Através das aplicações é possível acompanhar os níveis de bateria do modelo, conferir se há atualizações de firmware disponíveis, realizar ajustes na equalização, personalizar a cor e a intensidade das luzes do LED, ligar e desligar o microfone, alternar entre os alto-falantes e um headset conectado, e definir o status de alguns recursos avançados de áudio, como DRC e UAC 2.0.

Confira algumas capturas de tela do app para Windows na galeria abaixo.

LG XBOOM

Desenvolvedor: LG Electronics, Inc.

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

Conclusão

Comercializada no site oficial da LG por R$ 3.499, a caixa de som gamer LG UltraGear GP9 pode não ser a melhor opção quando tratamos de um dispositivo de áudio portátil, mas pode ser uma excelente escolha quando o assunto são jogos.

Dispondo de modos de áudio destinados a esse fim, a caixa consegue trazer um ótimo nível de imersão, além de possibilitar aos jogadores mais casuais aposentar seus headsets, uma vez que consegue prover a comunicação e a reprodução simultânea de áudio de forma bastante competente – apesar de não substituir fones e microfones mais robustos.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Com ótima qualidade de construção, atendendo ao visual incisivo que o seu público exige, e dispondo de um conjunto bastante completo de portas, a soundbar pode ser o dispositivo de áudio que faltava na sua estação de batalha gamer, sendo uma excelente companhia não apenas para jogos, mas também para filmes, séries e músicas, dispondo de uma reprodução carregada de qualidade e bastante equilibrada.

No entanto, pelo seu preço salgado, a LG poderia tentar atacar melhor em todas as frentes. Isso é, com uma melhor autonomia, superando as quase vergonhosas 5 horas de bateria, e com mais volume, tornando viável carregar a caixa consigo não apenas para jogar, mas para quem sabe até entreter melhor seus convidados em uma reunião de amigos.

De qualquer forma, levando em consideração as suas qualidades e tirando o seu preço de lado – se é que isso é possível, a GP9 cumpre seu propósito, sendo uma peça quase que única dentro do nicho gamer.

Com isso, se você tem o orçamento, não faz tanta questão de portabilidade, e estava à procura de uma caixa de som de ótima qualidade, a LG UltraGear pode ser uma excelente opção de compra; sendo capaz de quem sabe até aposentar o seu headset.

Pontos positivos e negativos

Som equilibrado e de qualidadeÓtima captação de áudioPerfis gamer de somAlto número de portas
Baixa autonomiaBaixa portabilidadeVolume baixoPreço

E se você ficou tentado a adquirir uma, como é de costume, os links para as melhores ofertas da soundbar da LG você encontra nos cartões abaixo! Eu vou ficando por aqui, um abraço e até a próxima.


4

Comentários

LG UltraGear Gaming Speaker GP9: um headshot em qualidade e preço | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista