Tech 05 Mai
Cientistas do Stevens Institute of Technology (SIT), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um dispositivo capaz de detectar o câncer de pele em humanos por meio de uma tecnologia de imagem de onda milimétricas de alta resolução.
De acordo com os dados apresentados pelos pesquisadores, o scanner apresentou uma eficácia de 97% na detecção de tecido canceroso. A tecnologia usada é semelhante a que funciona em imagens de segurança de corpo inteiro em aeroportos.
Após a realização de testes preliminares bem-sucedidos em laboratórios com apenas em tecidos cancerosos, esse estudo de agora, mais amplo, comprovou a capacidade do scanner reconhecer tecido saudável em seres humanos.
No total, foram analisados 71 pacientes com 136 lesões cutâneas suspeitas e, após as avaliações por imagem, os tecidos passaram por biópsia. O aparelho apresentou 98% de eficácia na identificação de lesões benignas ou malignas, e 97% de sensibilidade.
Ainda segundo os cientistas, o dispositivo registrou resultados para a detecção de câncer de pele em até 20 segundos. A partir de agora, os pesquisadores vão buscar meios para tornar a ferramenta mais acessível, com um produto portátil e de baixo custo.
“Estamos criando um dispositivo de baixo custo que é tão pequeno e fácil de usar quanto um celular, para que possamos trazer diagnósticos avançados ao alcance de todos”, disse o pesquisador do projeto, Negar Tavassolian.
O que você achou sobre essa iniciativa? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários