LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ZTE Space Series ZT360: rendimento e preço acima da média | Análise / Review

20 de maio de 2022 0

Buscando se estabelecer no mercado nacional através de uma parceria com a Multilaser, a ZTE trouxe alguns de seus produtos para as prateleiras dos varejistas brasileiros em meados de agosto do ano passado, sendo um deles o roteador ZTE Space Series ZT360.

Mas será que o novo dispositivo traz uma quantidade significativa de vantagens a ponto de tirar o foco do consumidor local para uma marca diferente das tradicionais? É isso que você descobre a seguir na nossa análise completa!

Construção e design

Dono de um design moderno, em um hexágono disforme que foge do que estamos acostumados a ver no mercado, acabado na cor branca e com linhas horizontais arrojadas que se encontram no topo, o ZT360 traz um corpo relativamente compacto, com apenas 4 cm de espessura e 4 antenas articuladas não destacáveis.

Enquanto a face superior carrega apenas as linhas de acabamento e a marca da empresa na cor azul, a parte frontal reserva um LED único para informar o status do roteador. As laterais contam com frestas para expulsão do calor, e o fundo, por sua vez, traz um conjunto bastante completo de entradas.

Além da rotineira entrada de energia, o modelo ainda conta com 1 porta WAN, 3 portas LAN, botão interno de reset, botão WPS que também serve para sincronizar dispositivos em uma rede mesh, e uma porta USB 3.0 para facilitar a conexão de impressoras e o compartilhamento de arquivos.

Infelizmente, o roteador só pode ser usado se apoiado em uma superfície horizontal, como uma banca ou mesa. Isso, pois não possui os adaptadores para ser encaixado na parede. Na parte de baixo, inclusive, apenas mais algumas frestas para resfriamento do produto e etiqueta de certificações/auxílio para novas conexões.

De qualquer forma, o acabamento do produto é de boa qualidade e seu design, apesar de bastante agradável, pode incomodar quem procura por algo com linhas um pouco mais minimalistas.

Configuração e tecnologias

Com capacidade máxima de 1800 MBs (combinando todas as bandas) e suporte para planos de internet de até 900 Mbps – o que implica em uma velocidade de 90 Mb/s, a primeira configuração do roteador da ZTE é relativamente simples, não sendo necessário nenhum conhecimento avançado em redes; apesar que já ter configurado outros produtos do tipo anteriormente pode ajudar.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Basta conectar o cabo do modem na porta WAN, conectar ao roteador através de uma das portas LAN ou por uma das redes Wi-Fi, acessar o painel do roteador através de um navegador ou aplicativo da companhia para Android e iOS, e definir a senha e as configurações da rede.

Com tudo pronto, o LED localizado na parte frontal que antes era vermelho, ou que piscava, ficará verde e estável, indicando que uma conexão foi estabelecida com sucesso.

Tecnologias

Com suporte a WiFi 6, o que pode garantir velocidades maiores para dispositivos compatíveis, além de poder transmitir sinal simultaneamente para até 128 aparelhos, o ZT360 conta com um conjunto bastante completo de recursos.

Compatível com UM-MIMU, OFDMA, EasyMesh, Beafoming e Smart Band Steering, o roteador da ZTE promete uma melhor performance na entrega de pacotes, diminuindo a latência de transmissão e gerenciando as redes e suas intensidades com base nos dispositivos receptores.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Logo de primeira, notamos que o aparelho consegue superar modelos mais simples com tranquilidade, fornecendo um sinal forte, estável e capaz de atravessar barreiras, mantendo ótima velocidade de transmissão; o que pode ser um diferencial para quem usa a internet em um ambiente com muitas paredes ou pisos.

De qualquer forma, se além das barreiras, o espaço for muito grande, é possível sincronizar o roteador com outros transmissores compatíveis graças ao citado recurso de rede mesh, adicionando e configurando novos pontos de rede ao apertar o botão localizado no fundo do 360.

Aplicativo

Mas nem tudo é festa! Além de acharmos que o roteador esquenta mais do que alguns outros modelos que já passaram por nossa bancada, o aplicativo para gerenciamento das conexões deixa a desejar quando comparado aos vistos na concorrência.

Além de por vezes o app demorar a reconhecer o roteador, o conjunto de configurações embarcadas é um tanto quanto limitado. Além de poder redefinir senhas e nomes da redes, o usuário poderá, basicamente, definir controle parental com horários de uso, ver a lista de dispositivos conectados e realizar o bloqueio de aparelhos na rede.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Com isso, esqueça configurações mais avançadas como definir o modo de funcionamento do roteador ou configurar uma rede para convidados, por exemplo. Esses recursos ficam limitados a interface web de configuração do dispositivo.

Apesar de lembrar o app na sua aparência, trazendo um visual um tanto quanto antiquado, a interface Web para configurações é bastante completa, com interface para usuários básicos e avançados.

Um recurso que achamos interessante, inclusive, é a possibilidade de criar até 8 redes WiFi diferentes (4 em 2,4 GHz e mais 4 em 5GHz); provavelmente tirando o proveito da capacidade do dispositivo de suportar várias conexões simultâneas.

ZLife Lite

Desenvolvedor: ZTE Corporation

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Vale a pena?

Para responder essa pergunta, é preciso primeiro levar alguns pontos em consideração. Se você tem um bom plano de internet, precisa de um roteador para fornecer conexão para um número muito alto de dispositivos, em uma região relativamente grande ou cheia de barreiras, talvez o ZT360 seja o ideal para você.

Como dito, o roteador da ZTE tem desempenho acima da média e entrega uma conexão estável e com baixa latência. Além disso, a possibilidade de ser integrado a uma rede mesh o transforma em uma ótima opção caso você queira cobrir uma área muito grande e está utilizando múltiplos pontos de acesso.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

No entanto, se você não preenche pelo menos um desses aspectos, pode ser que investir os quase R$ 600 cobrados pelo modelo seja um tanto quanto desnecessário; porque no final das contas, é possível que não note nenhuma diferença entre o uso do 360 e de um roteador mais simples.

É possível encontrar modelos de outras marcas, também com WiFi 6, suporte a redes mesh e beafoming – além de outros recursos, por preços inferiores aos praticados pela Multilaser e demais varejistas para o modelo analisado aqui. Entre eles, o Huawei AX2, o Xiaomi AX1800 e o TP Link Archer AX10; só para manter a lista de exemplos sucinta.

No entanto, se houver um reajuste nos preços e o modelo da ZTE ganhar um bom desconto, ele se torna uma excelente opção – mesmo levando em consideração alguns dos pontos negativos que citamos ao longo da análise; que você pode conferir melhor no resumo abaixo.

Pontos positivos e negativos

Conjunto bastante completo de tecnologiasWiFi 6Desempenho acima da médiaPorta USB
PreçoSem suporte para instalação na paredePoucos LEDs

Como de costume, os melhores preços para o ZTE Space Series ZT360, assim como de outros modelos citados, você encontra nos cartões abaixo. Conta para a gente, aqui nos comentários, o que achou do modelo da ZTE! Um abraço e até a próxima.


0

Comentários

ZTE Space Series ZT360: rendimento e preço acima da média | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista