LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Homem terá um 'segundo eu' feito por IA em breve, afirma ex-presidente do Google

23 de junho de 2022 3

Humanos poderão ter um "segundo eu" feito por inteligência artificial nos próximos cinco anos, acredita Eric Schmidt, fundador da Schmidt Futures e ex-presidente do Google. A fala impactante foi proferida numa palestra durante a Collision Conference, em Toronto, onde ele afirmou que essa espécie de clone poderá representar as pessoas em determinadas ocasiões, podendo ser treinadas a imitar a fala e substituir seus donos com certas limitações.

A previsão digna daquelas da série Black Mirror veio com uma outra sugestão. “Também teremos um poderoso assistente de inteligência artificial que nos dará conselhos. ‘Essa é uma boa pessoa, essa é uma má pessoa, você pode ir para este lugar e você não deve contar esta história pois ela é ruim'”, afirmou o executivo, segundo o portal Olhar Digital.

A declaração vem num momento em que um engenheiro de software do Google foi afastado da empresa justamente por sugerir que uma ferramente de IA da empresa, a LaMDA —Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo— teria ganhado consciência e sentimentos.

Sobre isso, Schmidt disse: “O que acontece é que a LaMDA é assustadora no sentido de que você realmente pensa que está falando com alguém que tem conhecimento. Ela é útil, mas não consciente. Nenhum dos pesquisadores de IA acredita que seja”.

Apesar de tudo, o ex-presidente do Google acredita que há limites, e que um robô não pode ser o melhor amigo de uma criança, nem deixar que as inovações mudem nossas vidas. Ressaltou ainda que os “humanos não podem deixar as máquinas decidirem se vão atacar pois isso é perigoso”.


3

Comentários

Homem terá um 'segundo eu' feito por IA em breve, afirma ex-presidente do Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista