
Segurança 13 Mai
23 de junho de 2022 0
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, substância usada para tratar pressão alta. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (23).
De acordo com a autoridade sanitária brasileira, a medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. Entretanto, as pessoas que utilizam o medicamento não devem interromper o seu tratamento.
"A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos para a saúde do paciente", reforçou a Anvisa.
O órgão sugeriu ainda que, em caso de dúvida ou se precisar de orientação, o paciente deve conversar com seu médico. O prazo para o recolhimento do remédio é de 120 dias, contando a partir de hoje.
Vale reforçar que a Anvisa orienta que o paciente continue o tratamento e converse com o seu médico se precisar de orientações, mesmo se o medicamento usado fizer parte de um dos lotes mencionados na imagem acima.
No comunicado emitido, a Anvisa esclareceu que, desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, em setembro de 2021, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos estejam dentro dos padrões de qualidade.
A Anvisa notificou os detentores de registro desses medicamentos. As impurezas 'azido" são substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e que tem potencial mutagênico.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários