Tech 09 Jun
O marca-passos é um dispositivo essencial para a vida de muitas pessoas em todo o mundo, mais precisamente para cerca de 300 mil brasileiros de acordo com o Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores. Agora uma nova solução acaba de chegar ao Brasil com o menor marca-passos do mundo criado pela Medtronic chamado de Micra.
O marca-passos da Medtronic é impressionante por ser tão pequeno, pesando apenas 2 gramas com apenas 20 mm de comprimento, menor que uma cápsula de vitamina e pouco maior que uma moeda. A bateria do Micra dura 12 anos, enquanto modelos convencionais tem autonomia de 6 a 8 anos.
Um dos grandes benefícios de um marca-passos tão pequeno é ele ser menos invasivo ao ser implantado, dispensando anestesia geral e cortes maiores que aumentam o tempo de recuperação do paciente. Este modelo também não utiliza eletrodos, reduzindo muito o risco de infecções.
Além disso, o Micra não deixa marca na pele, pois ele é inserido por meio da veia femoral, na perna, e é direcionado por ela até o coração, diferente de outros marca-passos que exigem cirurgias complexas e ficam aparentes após serem implantados.
Por fim, apesar do equipamento ser inserido por meio de uma veia, ele não causa danos no sistema venoso, que é essencial para pacientes com complicações cardíacas, trazendo apenas benefícios para os pacientes.
Por fim, é interessante mencionar que o Micra já foi utilizado em diversos pacientes, mas há uma carência de profissionais capacitados para implantá-lo no Brasil, onde o aparelho ainda não é coberto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Sistema Único de Saúde. Apesar disso, 11 implantes com este aparelho já foram feitos no país.
Enquanto isso, cientistas investem em técnicas como impressoras 3D e uso de inteligência artificial para salvar vidas de pacientes com problemas cardíacos.
Comentários