LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Visão além do alcance: telescópio James Webb captura imagem inédita da Galáxia Cartwheel

03 de agosto de 2022 2

O telescópio James Webb já revelou diversas imagens incríveis do espaço e hoje mais uma delas está sendo mostrada pela NASA. Nela vemos a Galáxia Cartwheel ou "Roda de Carro" em tradução direta do inglês. O nome vem do formato que lembra literalmente uma roda e foi classificada pela agência espacial como uma "visão rara".

A imagem que você pode ver abaixo somente foi possível graças a visão infravermelho do James Webb, que descarta a interferência criada por outros objetos como poeira espacial espessa, que dificulta a captura de imagens por outros métodos.

A Câmera Infravermelha Próxima (NIRCam), a imagem primária de Webb, olha na faixa quase infravermelha de 0,6 a 5 mícrons, vendo comprimentos de onda cruciais de luz que podem revelar ainda mais estrelas do que o observado na luz visível. Isso ocorre porque as estrelas jovens, muitas das quais estão se formando no anel externo, são menos obscurecidas pela presença de poeira quando observadas em luz infravermelha.

Segundo a Agência Espacial Europeia, a Galáxia Cartwheel está localizada a 500 milhões de anos-luz de distância e surgiu a partir da colisão entre uma galáxia espiral como a nossa Via Láctea e uma menor.

Imagem: NASA

A nova imagem capturada pelo James Webb já esclareceu mais alguns detalhes a respeito da Cartwheel, pois cientistas já concluíram que ela está em processo de modificação.

A galáxia, que era presumivelmente uma galáxia espiral normal como a Via Láctea antes de sua colisão, continuará a se transformar.

A NASA ainda explica que o centro desta galáxia é um berçário de estrelas, onde elas são formadas a partir da poeira estelar em altíssima temperatura e se abrigam em pontos mais brilhantes ao redor, enquanto o anel maior é o lar de supernovas e tem se expandido por 440 milhões de anos.


2

Comentários

Visão além do alcance: telescópio James Webb captura imagem inédita da Galáxia Cartwheel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista