LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas afirmam que os dias na Terra estão mais longos; motivo ainda não foi descoberto

05 de agosto de 2022 24

Desde criança aprendemos que os dias possuem 24 horas. Contudo, a duração exata pode variar para um pouco mais ou menos a depender do tempo que a Terra leva para completar o seu movimento de rotação.

Nos últimos meses, vários cientistas começaram a observar em seus cálculos que alguns dias ficaram mais longos, passando a contar com mais segundos. O motivo para o fenômeno ainda não foi descoberto pelos pesquisadores.


Vale destacar que a rotação da Terra em torno de seu eixo vem se acelerando nas últimas décadas, o que torna alguns dos nossos dias mais curtos. Inclusive, no último mês de junho foi registrado um recorde para o dia mais curto no último meio século.

Um dia raramente é exatamente o número mágico de 86.400 segundos (24 horas), e apesar desse recorde, desde 2020 a aceleração constante mudou para uma desaceleração, com os dias ficando mais longos novamente.

O tempo que leva para a Terra completar uma rotação varia muito pouco e até terremotos e tempestades podem alterar a rotação do planeta. Um exemplo foi o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão em 2011 e acelerou a rotação em 1,8 microssegundos.

Já os ciclos de maré quinzenais e mensais movem a massa ao redor do planeta, causando mudanças na duração do dia em até um milissegundo em qualquer direção. Podemos ver variações de maré nos registros de duração do dia em períodos de até 18,6 anos.

Hipóteses para a desaceleração

Ainda não existe um consenso científico que explique essa desaceleração da Terra. Pode ser devido a mudanças nos sistemas climáticos, ou eventos La Niña consecutivos, elevação do derretimento das camadas de gelo e entre outros motivos.

Entretanto, boa parte dos cientistas especularam que essa mudança recente e misteriosa na velocidade de rotação do planeta está relacionada a um fenômeno chamado “oscilação de Chandler”, um pequeno desvio no eixo da Terra que dura cerca de 430 dias.

Outra possibilidade é que pode ser apenas efeitos de maré de longo prazo trabalhando em paralelo com outros processos periódicos para produzir uma mudança temporária na taxa de rotação da Terra.

E você, percebeu algo de diferente na duração dos últimos dias? Diz pra gente logo abaixo nos comentários!


24

Comentários

Cientistas afirmam que os dias na Terra estão mais longos; motivo ainda não foi descoberto
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas