Tech 04 Mai
A Trombectomia é o nome que se dá para a medida usada no tratamento do AVC e fará parte dos procedimentos que o SUS poderá aplicar. Isso de acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que anunciou que a implementação deve ocorrer por completo e de forma correta até o final deste ano.
Nos dias atuais, a tecnologia é utilizada para que se possa tratar a condição que mais mata pessoas no mundo atual. Na prática, o vaso sanguíneo recebe um cateter para que se possa remover o bloqueio na área e assim, restaurar o fluxo do sangue para o seu estado normal.
O anúncio da novidade ocorreu em um evento que tem como intuito fazer o combate do problema em São Paulo, chamado Global Stroke Alliance - for Stroke without Frontiers. Segundo Queiroga, mesmo que os detalhes acerca do procedimento sejam complexos, o campo da Medicina no Brasil possui muita experiência para realizar o tratamento.
A incorporação da tecnologia já está em sua última fase de implementação. Anteriormente, a ação passou pela avaliação da Conitec e depois gerou uma portaria na publicação do SCTIE (Secretaria de Ciência e Tecnologia de Insumos Estratégicos). Na etapa atual, o que falta são apenas os hospitais especializados disponíveis para execução.
O SUS, que este ano já foi pauta de um projeto de Lei que visa disponibilizar medicações para pacientes após terem alta, não terá a medida incorporada por completo em um primeiro momento. De acordo com o ministro, só os centros com profissionais habilitados e boa qualificação técnica terão disponibilidade para isso.
É um trabalho que passará por uma aplicação aos poucos. Vale lembrar que o combate ao AVC não vem de hoje, visto que até jogos digitais já foram tidos como formas de ajudar na recuperação de pessoas que sofreram com a condição. Ao todo, são mais de 18 milhões de pessoas no mundo por ano que passam por um AVC em algum momento.
Comentários