Rumores 25 Abr
A nova memória DDR5 tende a se consolidar conforme as tecnologias relacionadas avançam. Nesse sentido, já foi possível notar como ela melhora o desempenho de componentes como processador, como aconteceu com o 17-3700k em vazamentos recentes.
Dito isso, a Samsung se notabiliza por ser uma das fabricantes desse tipo de componente. A princípio, mais vazamentos indicam que ela está desenvolvendo módulos de memória DDR5 com capacidade de 1TB. Alguns boatos indicavam que essa marca estaria disponível somente com módulos DDR6, mas aparentemente a sul-coreana se adiantou bastante.
Apesar de ter um consumo menor (1.1V) em comparação com modelos de gerações passadas, os da linha DDR5 podem trabalhar com velocidades superiores a 7200 Mhz. Além disso, a eficiência energética está 30% melhor, sendo uma solução muito mais interessante nesse sentido.
No mercado brasileiro, a ASUS já trouxe laptops com memórias DDR5 instaladas, então pode-se dizer que a tecnologia está aparecendo cada vez mais e isso deve aumentar com o lançamento de processadores de nova geração das marcas AMD e Intel. Entretanto, módulos com capacidade tão grande não vão se popularizar tanto.
Isso se dá devido ao alto custo de produção dos módulos de memória, o que as torna indicadas para servidores em nuvem e o setor corporativo, em geral. Capacidades e velocidades tão altas devem chegar para acompanhar o avanço de CPUs como os da linha AMD EPYC, que terá modelos com 96 núcleos e TDP de 360W.
Como é de se esperar, não há uma data definida para que esse tipo de módulo seja lançado. Então, fique atento ao Tudo Celular para futuras atualizações a respeito do assunto.
Comentários