LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel lança placas de vídeo Flex 170 e Flex 140 para jogos em nuvem, aplicações de IA e mais

25 de agosto de 2022 0

A Intel anunciou na quarta-feira (24) o lançamento de uma nova série de placas de vídeo dedicadas com foco nas tecnologias emergentes do mercado. A família “Flex”, como será chamada oficialmente, é voltada aos centros de dados que demandam soluções discretas para aumentar o desempenho das máquinas que lidam com diferentes cargas de trabalho.

Inicialmente, há duas placas de vídeo: GPU Flex 170, o carro-chefe do lançamento e promete lidar com maiores quantidades de transmissão simultânea com alta resolução e fluidez; e Flex 140, um modelo que utiliza dois chips gráficos em um design compacto. Ambas visam dar suporte ao metaverso, jogos em nuvem e inferência de Inteligência Artificial (IA).

(Imagem: Intel)

Assim como a Arc “Alchemist”, os componentes são baseados na arquitetura Xe-HPG. A GPU Flex 170 tem 32 núcleos Xe que trabalham com TDP de 150 W para oferecer 16 TFLOPs em FP32 e 250 TOPS em INT8. Com 16 GB de VRAM, o modelo funciona através do barramento PCIe 4.0 e possui integração total aos processadores Xeon Scalable de 3ª geração.

A Flex 140 é uma placa de vídeo que utiliza dois chips gráficos em um fator de forma compacto com resfriamento passivo. Há um total de 16 núcleos Xe (8 em cada GPU) que trabalham com TDP de 75W e capacidade de 12 GB de VRAM GDDR6. Esse modelo entrega 8 TFLOPs em FP32 e 105 TOPs em INT8. Assim como a Flex 170, o ray tracing é habilitado.

A Intel é a primeira fabricante a entregar um codificador AV1 baseado em hardware ao setor. Isso significa que a codificação e decodificação de vídeos em alta resolução será até cinco vezes mais rápida que a concorrência, citando especificamente a NVIDIA A10 de 24 GB.

Ainda em comparação à rival, as placas de vídeo oferecem duas vezes mais eficiência de decodificação utilizando metade da potência. A linha entrega até 36 fluxos simultâneos de transcodificação com resolução 1080p60 por placa ou 8 fluxos com resolução 4K @ 60 Hz.

Falando nos jogos em nuvem, as GPUs Flex estão validadas em quase 90 dos títulos mais populares da Google Play. No Android, uma GPU Flex Series 170 pode alcançar até 68 streams de 720p30, enquanto a GPU Flex Series 140 pode alcançar até 46 streams de 720p30.

(Imagem: Intel)

Segundo a fabricante, o design do hardware busca oferecer flexibilidade — qualidade que teria inspirado seu nome — e escalabilidade para que sejam utilizadas nas experiências futuras. As GPUs Flex chegam para resolver a demanda de computação que cresceu exponencialmente ao longo dos últimos anos sob efeito de fatores diversos.

“Estamos no meio de uma explosão de pixels impulsionada por mais consumidores, mais aplicações e resoluções mais altas. A infraestrutura de data center de hoje está sob intensa pressão para calcular, codificar, decodificar, mover, armazenar e exibir informações visuais”, comenta Jeff McVeigh, vice-presidente da Intel e diretor-geral do Super Compute Group.

Os sistemas com GPUs Flex serão disponibilizados por parceiras da Intel — incluindo Dell, HPE, H3C, Inspur, Lenovo e Supermicro — com foco inicial em atender à demanda de entrega de mídia e cargas de trabalho de jogos em nuvem no Android. Em breve, o “time azul” pretende desembarcar nos jogos em nuvem do Windows e cargas em IA e VDI10.


0

Comentários

Intel lança placas de vídeo Flex 170 e Flex 140 para jogos em nuvem, aplicações de IA e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista