LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deu ruim! NASA adia novamente lançamento da missão Artemis I

03 de setembro de 2022 8

Atualização (03/09/22) 13h39 - JB

Deu ruim mais uma vez e a NASA adiou o lançamento da missão Artemis I, que estava marcado para acontecer na tarde deste sábado (3). De acordo com a agência espacial, a equipe de lançamento recomendou o cancelamento por causa de problemas técnicos no foguete Space Launch System.

Mais cedo, a NASA chegou a informar que um vazamento de hidrogênio líquido estava acontecendo e que os técnicos estavam tentando solucionar a ocorrência antes da segunda tentativa de lançamento.

Por isso, por medida de segurança, o lançamento está sendo adiado para a próxima segunda-feira (5). De toda forma, o link da transmissão continua ativo no YouTube e a transmissão será realizada caso não aconteçam novos imprevistos.

Imagem/reprodução.

Texto original (03/09/22)

Artemis I: NASA deve fazer nova tentativa de lançamento hoje; veja como assistir

A NASA deve tentar, pela segunda vez, enviar a missão Artemis I à Lua. O lançamento deve acontecer neste sábado (3), às 15h17, e a transmissão ao vivo acontecerá por meio do canal oficial da agência espacial no YouTube.

A nova tentativa da NASA faz parte do seu ambicioso projeto de colocar novamente humanos na superfície da Lua, sendo que há planos para estabelecer até mesmo uma base permanente no satélite natural da Terra.

A transmissão ao vivo em inglês começa às 13h15 (horário de Brasília), sendo que a versão secundária em espanhol será liberada às 14 horas. A janela de lançamento tem duração de 2 horas.

De acordo com a NASA, a cobertura deve se estender para o período noturno, uma vez que a agência também irá cobrir a manobra que irá colocar a Orion em uma trajetória rumo à Lua. A previsão para início dessa transmissão é às 22h45.

Já às 23h15 as primeiras imagens da Terra vistas a partir da espaçonave devem começar a ser liberadas para o público que deseja continuar acompanhando a missão.

Caso o lançamento precise ser adiado novamente por problemas técnicos ou outras interferências, a próxima janela de lançamento é na segunda-feira (5).

Projeto Artemis I

O lançamento de hoje ainda não terá humanos a bordo da espaçonave Orion, mas a intenção da NASA é testar todos os sistemas, incluindo o foguete, os painéis solares e outros componentes da nave.

Além disso, a viagem, que deve durar 42 dias, também será usada para testar a capacidade da Orion de pousar na Lua e retornar para a Terra, se encerrando em um pouso no Oceano Pacífico no início de outubro.

Se tudo der certo, a missão tripulada será a Artemis II, que deve levar quatro astronautas à Lua em 2024.


8

Comentários

Deu ruim! NASA adia novamente lançamento da missão Artemis I
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista