LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiras imagens de Marte capturadas pelo telescópio James Webb são divulgadas

19 de setembro de 2022 27

A Nasa e a ESA, as agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa, divulgaram nesta segunda-feira (19), as primeiras imagens do planeta Marte capturadas pelo telescópio James Webb, lançado ao espaço em dezembro do ano passado.

De acordo com as agências espaciais envolvidas no projeto, as imagens fornecem uma "perspectiva única" do planeta vermelho, mas que diferem bastante de outros registros capturados pelo supertelescópio.

Como Marte está relativamente próxima da Terra, o planeta é um dos objetos mais brilhantes do céu noturno em termos de luz visível e também infravermelha, detectável pelo James Webb, o que causa alguns desafios para os astrônomos.

"O Webb foi construído para detectar luz fraca de galáxias distantes, mas Marte é extremamente brilhante! Por isso, técnicas especiais foram usadas para evitar que o Webb fosse inundado com luz", afirmou a agência norte-americana.


Ainda segundo a Nasa, as imagens capturadas mostram uma região do hemisfério oriental de Marte. Na imagem da esquerda, é possível ver os anéis da Cratera Huygens, uma estrutura que conta com cerca de 450 km de diâmetro.

Também dá para observar a rocha vulcânica de Syrtis Major, uma das regiões mais escuras de Marte, e o brilho da Bacia de Hellas, uma das maiores crateras de impacto de todo sistema solar, conforme relatou as agências espaciais.


Já a imagem da direta mostra um mapa de emissão térmica do planeta, ou seja, a luz que é emitida à medida que Marte perde seu calor (como a atmosfera do planeta vermelho é tão fina, o calor do Sol escapa facilmente de Marte).

Os astrônomos vão analisar as características de Marte através do Webb para coletar dados adicionais sobre a sua superfície e a atmosfera do planeta. Os cientistas querem usar as imagens do telescópio para explorar as diferenças regionais e procurar gases na atmosfera.


27

Comentários

Primeiras imagens de Marte capturadas pelo telescópio James Webb são divulgadas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas