LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rússia ameaça destruir satélites da Starlink por fornecer conexão de internet para civis na Ucrânia

20 de setembro de 2022 6

Elon Musk já afirmou que foi ameaçado pelo diretor da agência espacial russa (Roscosmos) em maio deste ano e agora mais um ataque foi emitido contra a Starlink, que vem fornecendo conexão de internet para a Ucrânia durante a guerra que está ocorrendo há mais de 200 dias desde 24 de fevereiro deste ano.

Abaixo podemos ver o Tweet de agradecimento de @Mykhailo Fedorov, Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Transformação Digital da Ucrânia ao receber kits de acesso à internet da Starlink.

O aviso da Rússia foi feito por Konstantin Vorontsov, membro da delegação russa, durante uma reunião do grupo de trabalho das Nações Unidas ao falar sobre ameaças espaciais. Na ocasião ele disse:

Gostaria de sublinhar uma tendência extremamente perigosa que vai além do uso inofensivo de tecnologias espaciais externas e se tornou aparente durante os eventos na Ucrânia. Ou seja, os Estados Unidos e seus aliados usam os elementos da infraestrutura civil, incluindo comercial, no espaço sideral para fins militares.

Embora Vorontsov não tenha mencionado a Starlink, não há dúvidas de que ele está se referindo a empresa de Elon Musk. Em outro trecho, o representante russo disse:

Parece que nossos colegas não percebem que tais ações de fato constituem envolvimento indireto em conflitos militares. A infraestrutura quase civil pode se tornar um alvo legítimo de retaliação. No mínimo, esse uso provocativo de satélites civis é questionável sob o Tratado Espacial Exterior, que prevê o uso exclusivamente pacífico do espaço sideral, e deve ser fortemente condenado pela comunidade internacional

Em resposta, Elon Musk respondeu dizendo que a Starlink é utilizada apenas para uso pacífico, ou seja, para que civis entrem em contato com familiares durante a guerra, o que já salvou vidas, segundo o governo ucraniano.

No momento, a Starlink tem mais de 150 mil usuários da sua internet na Ucrânia, que têm como a internet um dos únicos meios para manter contato com familiares refugiados em outros países, como até mesmo o Brasil.

Não é a primeira vez que Rússia e SpaceX trocam ameaças. Em novembro, a Rússia testou um míssil antissatélite, o que atraiu a atenção do bilionário, com Elon Musk dizendo que a SpaceX pode lançar satélites mais rápido que a Rússia pode derrubar e até se ofereceu para lutar contra o presidente russo Vladimir Putin para decidir o futuro da Ucrânia.

Como podemos ver acima, Elon Musk ainda se pronunciou no Twitter em maio, dizendo que "se morrer em circunstâncias misteriosas, foi bom conhecer vocês", fazendo uma clara referência a adversários do governo russo que foram presos, desapareceram ou morreram de forma misteriosa.


6

Comentários

Rússia ameaça destruir satélites da Starlink por fornecer conexão de internet para civis na Ucrânia
  • Não está sendo comandado por ditadores, a ukrania é comandada por ditadores. 90% dos continentes estão sendo comandado por ditadores e dizem que os outros é que são os ditadores.

      • A Rússia é um perigo, ainda mais administrada por uma pessoa imbecil.

          • Quem a Rússia pensa que é mesmo?

              • Só o maior herdeiro de todo o armamento nuclear da União Soviética...

                  • kkkkkk

                      • Eu não defendo a Rússia, e sou contra a guerra feita por ela, mas Gustavo a Rússia e a segunda maior força militar do mundo e ninguém sabe ao certo quanto armamento pesado incluindo as bombas nucleares ela tem para uma guerra aberta..
                        Se tem noção de que e preciso todos os países da Otan( Incluindo os EUA) para bater de frente com a Rússia se a mesma começar a usar suas armas pesadas?
                        E história amigo, se vc não se lembra dessas aulas e não está a par das atualidades geopolíticas, não menospreze esse país que está sendo comandado por ditadores e que em qualquer momento pode explodir uma 3 guerra mundial...

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista