LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Técnica transperineal de biópsia chega ao Brasil para diagnóstico de câncer de próstata

04 de novembro de 2022 3

Um novo tipo de biópsia chegou ao Brasil e promete melhorar o diagnóstico de câncer de próstata. A técnica, chamada de transperineal, já era muito usada na Europa e se consolidou como uma forma efetiva de detecção da doença. Pedro Loretti é diretor-geral do Hospital Vila Nova Star e comentou sobre a novidade:

Seguindo o compromisso com a excelência assistencial e com o que existe de mais moderno e tecnológico na Medicina, a biópsia transperineal vem para completar todo o rol de procedimentos diagnósticos e terapêuticos que podemos oferecer na linha de cuidado da Urologia.

Na prática, o modo de funcionar dessa técnica consiste em uma agulha inserida na próstata pelo períneo para coletar as amostras. Dessa maneira, é possível ter um acesso mais amplo e ainda dá para obter fragmentos em toda a extensão do órgão. O intervencionista oncológico do Hospital Vila Nova Star, Luiz Tenório Siqueira, explicou sobre o método:

O procedimento está se consolidando entre os urologistas e oncologistas. Ele já era realizado na década de 80 e está voltando agora, principalmente por conta do aumento do uso de antibióticos e bactérias resistentes.


Diante do novembro azul, essa é uma informação que pode ajudar a lidar com o câncer de próstata. Nesse sentido, até a inteligência artificial passou a ser utilizada para melhorar o diagnóstico da condição. Além disso, alguns outros tipos de câncer podem receber vacinas para ajudar no tratamento.

Quanto à técnica transperineal, as vantagens são o fato dela ser mais precisa e acima de tudo, possui menos risco de provocar infecções durante o processo. Portanto, pode ser um método que venha a ser mais utilizado do que via transretal.


3

Comentários

Técnica transperineal de biópsia chega ao Brasil para diagnóstico de câncer de próstata
  • Bom, isso é um avanço bem considerável, não só pelo ponto de vista científico mas, também, social uma vez que a maior parte da sociedade brasileira é bem machista e muitos homens vêm isso como algo que vá ferir a masculinidade deles. Gente, não é só novembro não viu? Se cuidem SEMPRE! Perdi meu sogro para o câncer de próstata... Ele adiou tanto que quando convencemos o câncer havia se tornado metástase nos ossos e veio a falecer pouco tempo todo... Não queiram encarar isso...

    Android

    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

    Android

    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

    Windows

    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

    Economia e mercado

    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista