LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Casos de Covid-19 aumentam e acendem alerta para nova onda do vírus no Brasil

08 de novembro de 2022 2

Dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) apontam para um aumento nos testes positivos para Covid-19 no Brasil nas últimas semanas. A elevação dos registros pode ter relação com a contaminação pela nova subvariante da ômicron, a BQ.1.

Segundo informações divulgadas pela BBC News Brasil, os exames positivos constatados em laboratórios particulares no país passaram de 3% para 17% em menos de um mês, uma elevação de 566%, o que acendeu um alerta para uma nova onda.


A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou que de 14.970 testes feitos de 17 a 23 de outubro, 2.320 (15,5%) apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Na semana anterior, a taxa havia sido de 9,36%.

São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso se destacam com os maiores aumentos do país. Informações do Jornal Folha de São Paulo indicam, ainda, que internações em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) por Covid-19 também aumentaram.

Entre os dias 17 e 31 de outubro, as hospitalizações do estado aumentaram 46%, na região metropolitana de São Paulo cresceram 73,7% no mesmo período, a taxa é 40% maior do que a registrada há duas semanas na mesma região.

Os especialistas apontam que, além da retirada de alguns protocolos de segurança, como o uso de máscaras, o período de eleições e a volta ao trabalho e eventos presenciais podem estar colaborando para a disseminação.


O alerta aumenta com a chegada do fim do ano, que pode contribuir ainda mais para uma disparada dos casos, o que pode levar a um aumento das hospitalizações e mortes, mesmo estando em uma “situação de possível controle” da pandemia.

Por fim, vale citar que, apesar de quase 80% da população brasileira ter recebido duas doses da vacina contra a covid-19, conforme dados do Ministério da Saúde, menos de 50% foram imunizados com uma ou duas doses de reforço, fundamental para o processo de imunização.


2

Comentários

Casos de Covid-19 aumentam e acendem alerta para nova onda do vírus no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista