Acessórios 10 Nov
Há alguns anos, as desenvolvedoras tinham muita dificuldade em manter vivos os legados de seus consoles mais antigos, sendo uma reclamação recorrente por parte dos jogadores.
Graças à evolução da tecnologia e a chegada de plataformas de streaming e os jogos digitais, esse processo foi se tornando mais simples e em uma recente entrevista, Shigeru Miyamoto, CEO da Nintendo e criador de franquias como Super Mario e Zelda, falou um pouco sobre como está mais fácil do que nunca implementar a retrocompatibilidade nos consoles.
De acordo com Miyamoto, a retrocompatibilidade é mais fácil de implementar na era moderna do que era no passado, citando os serviços do Virtual Console, mas também a dificuldade em obter os direitos de jogos antigos, algo que limitou o número de relançamentos.
É claro que jogos feitos para consoles específicos foram desenvolvidos em ambientes diferentes. Como resultado, quando o hardware muda, o ambiente de desenvolvimento nem sempre pode ser reutilizado, e jogos lançados em consoles anteriores não podem ser usados nos novos sem modificações.
No entanto, recentemente o ambiente de desenvolvimento tornou-se mais padronizado e temos um que permite aos jogadores desfrutar de títulos antigos em novos consoles com mais facilidade do que nunca.
Apesar de a declaração ser animadora, o executivo deixa claro que isso não é um indício de que devemos esperar que o próximo console da Nintendo seja capaz de rodar jogos do Switch de forma nativa.
No entanto, a força da Nintendo está em criar novas experiências de jogabilidade, então, quando lançarmos um novo hardware no futuro, gostaríamos de mostrar jogos exclusivos que não poderiam ser criados no hardware pré-existente.
Vale lembrar que a Nintendo tem investido bastante na plataforma Nintendo Switch Online, que permite que os jogadores joguem grandes clássicos do passado de plataformas como NES, SNES, Nintendo 64 e Mega Drive. Ainda não sabemos até que ponto a Nintendo pretende expandir o serviço ou se ela pretende incluir outras plataformas, mas certamente podemos ver o legado sendo preservado.
Você é a favor do aumento da retrocompatibilidade nos consoles?
Comentários