LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Artemis I: NASA divulga imagens capturadas por câmeras da nave Orion em missão à Lua; confira

22 de novembro de 2022 0

A NASA publicou na última segunda-feira (21) novas imagens capturadas pela Orion, espaçonave que acaba de realizar voo ao redor da Lua pela missão Artemis I. O material inclui um vídeo com sequência de fotografias que mostra o foguete se afastando do planeta Terra e várias “selfies” registradas em seu pico de aproximação com nosso satélite natural.

Há um total de 24 câmeras instaladas no sistema — 16 lentes integradas à cápsula Orion e 8 lentes integradas ao seu foguete Space Launch System (SLS). No timelapse abaixo, é possível observar o veículo mergulhando no espaço sideral, afastando-se da Terra. Confira:

Lançada em 17 de novembro, a Orion começou a ser influenciada pela força gravitacional da Lua às 16:09 da última segunda-feira (21). Momentos antes de começar sua aproximação com a órbita lunar, a nave capturou uma fotografia de si mesma utilizando a câmera acoplada a um de seus quatro “braços” com painéis solares.

(Imagem: NASA)

Outra captura fascinante é o “pôr da Terra”. A imagem mostra o planeta azul desaparecendo no horizonte da superfície lunar, um fenômeno que pode ser comparado ao nosso pôr do Sol. Nesse momento, a Orion estava a cerca de 430 mil quilômetros de distância da Lua.

(Imagem: NASA)

A “selfie” abaixo registra o momento de maior aproximação da Orion com a Lua durante o sexto dia da missão Artemis I. A cerca de 128 quilômetros de distância do astro, a fotografia mostra parte de um dos painéis solares e a porção inferior da cápsula.

(Imagem: NASA)

A Artemis I é a fase de testes do programa que tem o objetivo levar humanos de volta à Lua após mais de 50 anos. Caso essa etapa seja um sucesso — e tudo está caminhando para resultados positivos —, haverá o início da fase tripulada que marcará o envio de astronautas a uma viagem ao redor da órbita lunar em meados de 2024.


0

Comentários

Artemis I: NASA divulga imagens capturadas por câmeras da nave Orion em missão à Lua; confira
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista