LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Correios se posiciona e nega que Centro de Curitiba ficou exclusivo para pacotes da China

25 de novembro de 2022 27

Atualização (25/11/2022) RS

Os Correios divulgaram uma nota ao TudoCelular nesta sexta-feira (25) para esclarecer a questão ligada ao Centro de Curitiba. De acordo com a empresa, a informação mostrada pela empresa de redirecionamento não procede. Além disso, o posicionamento também mostra que a companhia não fica a cargo das tributações. Confira a nota completa na íntegra:

Com relação à matéria "Correios torna o Centro de Curitiba exclusivo para encomendas da China" veiculada pelo TudoCelular.com, nessa quinta-feira (24), os Correios esclarecem que a informação divulgada é inverídica. Os três centros internacionais da empresa - Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP - recebem cargas de todo e qualquer país, não havendo especialização ou distinção.

Esclarecemos ainda que os Correios não possuem atribuição legal para atuar na fiscalização aduaneira de remessas postais internacionais. Essa competência é da Receita Federal do Brasil e dos órgãos anuentes, nos casos previstos em lei. São exemplos de órgãos anuentes a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Também não cabe aos Correios efetuar notificação prévia aos envolvidos sobre operações de fiscalização da aduana brasileira ou outros anuentes.

É válido esclarecer também que todo e qualquer bem resultante de uma transação comercial é passível de tributação, conforme esclarecido no sítio da Receita Federal do Brasil.

No Portal Correios, os consumidores de compras internacionais têm acesso ao e-book "Compras Online no Exterior", com esclarecimentos e orientações sobre o processo de importação.

Por fim, informamos que as entregas de encomendas internacionais estão acontecendo regularmente em todo o país, conforme as exigências aduaneiras do Brasil.

Considerando que a estatal não foi consultada para tratar este assunto e com o objetivo de melhor esclarecer os leitores, solicitamos que esta nota seja veiculada, na íntegra, no conteúdo divulgado pelo TudoCelular.com.

Matéria Original (24/11/2022)

Correios torna o Centro de Curitiba exclusivo para encomendas da China

O Correios vai tornar o Centro de Curitiba exclusivo para encomendas vindas da China. A informação vem da Fishisfast, que é uma empresa de redirecionamento de mercadorias. No caso, ela respondeu a um de seus clientes sobre a situação:

Sem nenhuma notificação prévia, os Correios redirecionaram as encomendas originadas dos EUA que deveriam ser processadas em Curitiba, para a linha de processamento de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso é uma medida dos Correios & Receita Federal no momento, independe de nosso serviço. Apenas encomendas originárias da China estão sendo processadas em Curitiba, visto o volume (6 milhões de encomendas por mês). Não existe previsão de normalização.

O modo de envio ePacket é a escolha mais popular das lojas e talvez essa seja a razão de ser o método mais afetado, a princípio. Quanto aos correios, vale lembrar que o órgão começou a implementar o serviço de entrega ‘Sedex Hoje’ no Rio de Janeiro recentemente, modelo que promete entregar a encomenda ao destinatário no mesmo dia da postagem.

Um outro ponto em que isso deve fazer diferença é na taxação dos produtos, já que essa é a época do chamado momento “Pente fino”. Ou seja, é um período em que a Receita Federal/Correios ficam mais rigorosos com a tributação de itens e envio de pacotes, de acordo com a companhia de redirecionamento.


Ainda sobre os Correios, vale lembrar que com a entrada do novo governo no próximo ano, o processo que privatizaria o órgão deve ser suspenso. Isso deve ocorrer devido a um pedido que será feito para que o procedimento não siga em frente.


27

Comentários

Correios se posiciona e nega que Centro de Curitiba ficou exclusivo para pacotes da China
  • Que isso Tudocelular, propagou fakenews? %uD83D%uDE02

      • Fui taxado em 200% em uma encomenda que veio abaixo de 50dolares, com a declaração sendo feita por pessoa física. então tributando TUDO! e de forma abusiva. acho que nem leem oq tá escrito. só pega a caixa de qualquer jeito, e diz "ah, esse vale 150 dólares".. "esse vale 200 dólares". Complicado.

          • Os correios querendo meter o loco agora, Curitiba processar o maior volume de pacotes com destino a estados que tem maior volumetria de encomenda na faz sentido nenhum... zero logística.Essa é uma empresa que tem q ser privatizada urgente pra oferecer um bom serviço, os únicos que são contra são os funcionários e alguns políticos.

              • uai se a iniciativa privada eh tão boa cade uma empresa batendo de frente? posta la grande suas encomendas e pague mais caro não tenha a mesma cobertura e nem a mesma capilaridade, correios é empresa estrategica que descentraliza o acesso a bens de consumo e atende o pais todo coisa que nenhuma outra se propõe a fazer pq n é comercialmente interessante, então avalia bem se pra quem mora nos cantos mais remotos do pais isso seria bom, há muito oq melhorar mas negar o grande serviço prestado pelos correios, não dá!

                • Mais novos desvios de dinheiro chegando pro próximo governo, só não ver quem não quer!

                    • A fiscalização apertou, é verdade, mas isso é normal. Todo ano ela aperta, nas datas onde sabem que as pessoas importam mais. Agora é por conta da "Black Friday" chinesa (11/11) e da Black Fraudei brasileira, sem falar do natal logo ali na frente. Todo final de ano é assim... Agora mesmo fui taxado em um produto de menos de US$ 50, mas porque o vendedor declarou como empresa e não como pessoa física. Foi a primeira vez que aconteceu isso, mas é um indicativo de que a coisa está apertada. Só que a quantidade de coisas que chegam cresce, essa fiscalização apertada demora, a coisa começa a acumular e depois de um tempo eles "afrouxam" para dar vazão....

                        • Fui taxado em 200% em uma encomenda que veio abaixo de 50dolares, com a declaração sendo feita por pessoa física. então tributando TUDO! e de forma abusiva. acho que nem leem oq tá escrito. só pega a caixa de qualquer jeito, e diz "ah, esse vale 150 dólares".. "esse vale 200 dólares". Complicado demais

                          • Estão metendo a faca nas taxas, valores absurdos no Rio de Janeiro, fiz uma importação de um Pixel 6a PRO 256 GB pelo Ebay, tive a sorte que o vendedor vendeu o aparelho barato 350 dólares, 3 meses de uso somente, estava praticamente novo, os caras cobraram 620 reais de taxa, paguei porque o smartphone é para meu uso, e está dentro do valor que eu declarei, mas mesmo pagando esse valor o preço final ficou bom, tudo ficou por 2.400, no Brasil estão cobrando de 6.500 a 7.500 no mesmo modelo, e fora que o Pixel 6a Pro é um top de linha.

                            Mas agora todas as encomendas vindas dos EUA que vão para o Rio e SP tem 99% de chance de serem taxadas valores abusivos, já a taxação normal dos 60% é até esperado, mas acima disso já é roubo. As encomendas que eu fiz em 2021 e 2022 somente uma foi taxada no valor 153,00 reais mas isso foi quando foi para Curitiba, e foram smartphones.

                            Pelo jeito haverá muita taxação com valores anormais e muito extravio no Rio e SP.

                              • Fui taxado em 200% em uma encomenda que veio abaixo de 50dolares, com a declaração sendo feita por pessoa física. então tributando TUDO! e de forma abusiva. acho que nem leem oq tá escrito. só pega a caixa de qualquer jeito, e diz "ah, esse vale 150 dólares".. "esse vale 200 dólares". Complicado demais.. Era uma camera IP. Só paguei calado pq se fosse recorrer eles poderiam sacanear e complicar ainda mais minha vida.

                                  • Não existe Pixel 6a Pro.........

                                      • Se a taxação é feita sobre o valor real, ela sempre é abusiva. O imposto de importação é de 60% do valor TOTAL de sua compra (produto mais frete), e se sobre isso incidir o ICMS (que incide não sobre o valor de sua compra, mas sobre o valor da compra MAIS o imposto de importação e (absurdo dos absurdos) sobre o próprio ICMS, sua taxação sobe para um valor próximo dos 100%!!!! Se isso não for abusivo, eu não sei mais o que é...

                                          • Exatamente, no meu caso tirei a sorte grande em comprar um pixel 6a Pro com um preço tão bom no Ebay, e um azar que a mercadoria foi parar no Rio, mesmo pagando a taxa abusiva o valor final ficou super aceitável, há muitos relatos no YouTube de taxação abusiva em SP e no Rio, tipo um cara comprou uma placa de vídeo por 500 reais e foi taxado em 1500 reais.

                                            Logicamente que todos nós sabemos das pilantragens na hora da declaração dos valores das encomendas, mas mesmo assim estão taxando abusivamente no RIO e SP, importei esse ano modelos da Nokia (X20, XR20 e Nokia 8.3) e Google Pixel 5a, que foram para Curitiba, só recebi um taxação de 132 reais no Nokia 8.3.

                                        • Comprei um Mi 12t pro, vendedor ta demorando pra enviar e já tô pensando em cancelar justamente por essas taxas altas que muitos estão levando ultimamente...

                                            • o centro de curitiba distribui e o de salvador rouba ne.... dois celulares meus "sumiram" la.... quem vai me ressarcir nessa porra

                                              • Preparem a carteira, essa modificação com certeza vai trazer novos custos para os importadores e também o novo governo vai precisar arrecadar mais para garantir os novos desvios

                                                  • Receita tá passando o rodo geral, fui taxado em 60% num mero fone da Anker que ficou praticamente inviável a compra. É o estado brasileiro ferrando o povo.

                                                      • Fui taxado em 200% em uma encomenda que veio abaixo de 50dolares, com a declaração sendo feita por pessoa física. então tributando TUDO! e de forma abusiva. acho que nem leem oq tá escrito. só pega a caixa de qualquer jeito, e diz "ah, esse vale 150 dólares".. "esse vale 200 dólares". Complicado demais. só paguei pra não ter risco de implicância com esse povo, e pra não demorar demais, porque esse povo nem lê a reclamação da gente direto. num estão nem aí.

                                                          • Eu tbm

                                                            • Correios tem que perder a exclusividade de receber encomendas importadas. As outras empresas só podem mandar gente buscar e trazer individualmente, o que torna muito caro.
                                                              Certeza que sem shoppe e aliexpress, os lucros dos correios somem e mostra um número mais real.

                                                                • Até hj não entendeu que as lojas da China praticamente usam somente os correios para cortar custos, por ser mais barato, e por isso fazem contratos com os correios brasileiro? Antigamente em praticamente todos os anúncios na Banggood, Gearbest, Aliexpress e etc,apareciam diversas opções diferentes de frete de várias empresas, mais isso mudou em anos recentes pelos motivos que citei acima. E acima de tudo, praticamente nenhum cidadão brasileiro comum faz importações usando empresas privadas pq o custo do frete mais os impostos ao pé da letra da lei é inviável, sai mais caro que o produto. Ainda existem anúncios com opções diferentes de frete, mais são poucos.

                                                                • Taxas e mais taxas.

                                                                    Android

                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                    Android

                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                    Asus

                                                                    ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                                                                    Especiais

                                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas