LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maior motor movido a hidrogênio com emissão de carbono zero é apresentado pela Airbus

04 de dezembro de 2022 9

A Airbus apresentou na última semana um novo motor de célula de combustível movido a hidrogênio. A iniciativa faz parte do plano da fabricante de aviões para produzir aeronaves com emissão de carbono zero, previstos para 2035.

O sistema de propulsão consegue gerar eletricidade através de reação eletroquímica, em vez de combustão, e começará a ser testado em solo e voo na aeronave de testes A380 MSN1 da Airbus, que está sendo modificada para receber o motor.


De acordo com a Airbus, o hidrogênio pode ser usado de duas formas para produzir energia para a propulsão de aeronaves, sendo através da combustão do elemento em uma turbina a gás ou com células de combustível para converter o hidrogênio em eletricidade.

Uma estrutura híbrida-elétrica pode combinar uma turbina a gás de hidrogênio acoplada a células de combustível. Além de não emitir dióxido de carbono, a nova tecnologia tem como produtos apenas o calor e a água.

As células de combustível de hidrogênio ainda permitem a escalabilidade de poderem ser empilhadas juntas, para alavancar a potência. As pilhas são combinadas em diversos canais para atingir os níveis de megawatts requeridos por um avião.

Os motores de célula de combustível podem ser capazes de alimentar uma aeronave de cem passageiros com um alcance de aproximadamente 1,85 mil quilômetros, afirmou a Airbus. A estimativa é que a aeronave ZEROe seja lançada entre 2027 e 2028.

Vale citar que há poucos dias a Rolls-Royce testou um motor de avião movido a hidrogênio e obteve resultados promissores. A ideia também chegou aos carros e a Hyundai já apresentou um carro-conceito que usa o mesmo princípio de tecnologia.


9

Comentários

Maior motor movido a hidrogênio com emissão de carbono zero é apresentado pela Airbus
  • Estão a milênios do deslocamento gravitacional, mas um dia chegarão lá
    Raça Ignara %uD83D%uDC7D.

      • E a Toyota acertou mais uma vez em não desistir do hidrogênio. Provavelmente será a briga das tecnologias. Carros a bateria e a hidrogênio. Em algum momento os carros vão chegar no nível dos smartphones, com recargas de 12 a 20 minutos para encher 100% da bateria. Porém a preparação da rede elétrica que será custosa, enquanto o hidrogênio, poderá ser transportado igual no modelo do combustível atual.

          • Concerteza as peças e a fábrica que fará esse avião não irá queimar petróleo e seus derivados e as emissoes de carbono zero serão 0

            • E pela quarta vez, morre o sonho utópico elétrico...

                • Isso seria a salvação do A380...

                    • Seria, mas a própria airbus já desistiu dele, infelizmente. Meu sonho é voar na baleia

                        • Acho que não conseguiriam mesmo assim. As empresas não vão querer o A380 porque mesmo agora compensando gastos, ele não fica viável por preço e manutenção. Lógico, empresas como a British Airways e Emirates usariam sempre.

                            • Emirates, Qatar, Thay, China Southern, Air France usavam essa baleia com gasto alto em combustível e manutenção... Imagina se cortassem em 50% o valor desse combustível? Emirates (principalmente) ia fazer festa kkkkk
                              Lógico, só seria bom caso o valor do combustível fosse baixo. Não adianta ser "não poluente" e ser caro para as cias aéreas..

                            Economia e mercado

                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos