
Segurança 06 Abr
05 de dezembro de 2022 11
O SUS vai passar a receber o Zolgensma (onasemnogeno abeparvoveque) para tratamento da AME em bebês com até 6 meses. A informação vem do próprio Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que confirmou no último sábado (3) que o Sistema Único de Saúde terá à disposição o remédio que é um dos mais caros no mundo.
A medicação é produzida pela farmacêutica suíça Novartis e o seu valor atual está na faixa dos R$ 6,5 milhões. Mas, esse preço pode ser reduzido em negociações com o Ministério da Saúde. Nesse sentido, o atual Ministro da Saúde, explicou um pouco sobre a situação envolvendo o remédio:
Com isso, o Sistema Único de Saúde [SUS] ofertará as tecnologias mais avançadas para o tratamento da AME. Isso porque o Zolgensma se une ao Nusinersena e ao Risdiplam, tratamentos já incorporados ao sistema de saúde.
Ainda de acordo com ele, o medicamento deve ser usado para tratar a doença em crianças de até 6 meses que tenham sido diagnosticadas com AME tipo I. Além disso, elas devem estar fora de ventilação evasiva em uma marca acima de 16h por dia. A decisão de incorporar o remédio ao SUS veio da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde.
Vale lembrar que o SUS passou a fazer procedimentos de trombectomia para poder tratar AVC em agosto. Do mesmo modo, já houve um projeto de Lei que abordou a possibilidade de pacientes receberem medicamentos após alta hospitalar. Então, essa é mais uma novidade que chega para somar ao órgão.
Porém, o Ministro da Saúde não chegou a explicar se haverá um esquema de segurança para transporte e uso do Zolgensma, uma vez que pelo preço ser tão elevado, é natural pensar que uma atitude desse tipo seja tomada pelas autoridades.
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários