Tech 29 Nov
O estudante Davi Mogrovejo desenvolveu como resultado de seu e Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB) um talher eletrônico de baixo custo para pessoas portadoras da Doença de Parkinson, distúrbio que afeta o sistema nervoso central prejudicando diretamente os movimentos do corpo, tendo como principal característica os tremores nas mãos.
O talher autorregulador permite ao paciente se alimentar mesmo com o acessório posicionado em diferentes ângulos de inclinação, sendo desenvolvido com servomotores, microcontroladores e peças fabricadas utilizando impressão 3D assegurando baixo custo na produção do item de acessibilidade.
“A partir da necessidade de tornar a vida dessas pessoas mais confortável e independente, conseguimos que pacientes com tremores moderados e leves conseguissem manusear o talher e fazer as refeições com qualidade”, explica Mogrovejo.
O dispositivo traz um circuito com um sensor de angulação para análise e estudo dos tremores do paciente gerando um gráfico composto por dados coletados considerando os três eixos de rotação do movimento. De acordo com o aluno, o talher foi testado em pessoas com tremores em estágio inicial.
“A funcionalidade do talher foi comprovada durante uma simulação que observou o processo de transporte do prato à boca. O talher manteve-se paralelo ao chão, reposicionando-se ao sofrer inclinação proveniente do tremor da mão do paciente”, completa.
Gostou dessa novidade criada pelo estudante? Conta pra gente, comente!
Comentários