LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Patente da Sony indica que versão do PS5 com leitor de disco removível é real

26 de abril de 2023 33

Atualização (26/04/2023) - RS

Uma patente registrada pela Sony pode ser o indício de que a versão do PS5 com leitor de discos removível está em desenvolvimento. A informação vem do portal Segment Next, que tornou público o registro feito pela fabricante e se torna uma das evidências de que essa nova variante do console chegará ao mercado.

De acordo com as informações, companhia fez o registro no ano de 2020 e é diferente de um outro feito na mesma época, referente ao modelo atual do aparelho. Dessa forma, apesar de ser antiga, a patente pode mesmo ser um indicativo de que a família PlayStation 5 ganhará um novo dispositivo.

Entre os vários rumores que estão sendo ditos atualmente, esse novo modelo de PS5 não deve trazer melhorias de hardware, mas terá um design renovado, tornando-se menor e mais leve. Além disso, a variante deve chegar para substituir ambos os modelos vendidos atualmente nas lojas, o que pode ajudar na parte da fabricação.

Vale citar também que as especulações ainda afirmam que a Sony vai anunciar um modelo Pro do videogame. Mas, ela pode apresentar ao público um hardware que não foi mencionado até o momento. Seja como for, os boatos falam que a versão com leitor de disco destacável chegará em setembro deste ano.


Enquanto isso, há mais rumores em relação aos consoles da Sony que mencionam a possibilidade de lançamento de um modelo portátil, com foco em Remote Play com o dispositivo da marca. Internamente, ele está sendo chamado de PlayStation Q-Lite e tem lançamento especulado para o mês de novembro.

Atualização (16/01/2023) - GS

Os rumores sobre a nova versão do PS5 estão ficando cada vez mais intensos e embora a Sony ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto, parece que a atualização servirá apenas para deixar o design do console mais "enxuto", ao invés de trazer melhorias no hardware.

Já faz um tempo que Tom Henderson, um renomado insider da indústria dos videogames, tem comentado sobre uma nova versão do PS5 com design modular, que pode acabar servindo como substituta para as versões atuais ao entregar um console sem o leitor de mídias físicas, mas que é capaz de se conectar com um leitor externo.

Esta semana, Henderson forneceu possíveis novos detalhes do equipamento, indicando que "ele não parece apresentar grandes mudanças de hardware em relação ao console original". Portanto, este suposto PS5 v2 claramente não poderá ser considerado um "PS5 Pro" e não será o console com um SoC personalizado aprimorado da AMD, que já foi citado diversas vezes em rumores anteriores.

No fim das contas, essa versão pode estar mais próxima a um "PlayStation 5 Slim". De todo modo, é bem provável que a Sony também lance futuramente um PS5 Pro para servir como uma atualização intermediária antes do lançamento do PS6, que só deve acontecer após 2027.

Para complementar a informação, Henderson afirma que o leitor de mídia física para essa nova versão do PS5 não será compatível com a versão atual do console (que não possui o leitor). Como era de se esperar, a declaração de Henderson já começou a gerar preocupações e reações negativas por parte dos consumidores.

Conforme rumores anteriores, a produção dessa nova versão do PS5 deve começar em abril para que o lançamento aconteça em setembro deste ano, mas como sempre, teremos de esperar para descobrir a veracidade das informações.

Atualização (30/12/2022) - GS

Os rumores sobre o anúncio de um novo PS5 estão ficando cada vez mais frequentes, o que pode ser um forte indício de que o anúncio oficial pode finalmente acontecer em breve.

Nos últimos meses, diversas fontes importantes indicaram que a Sony planeja lançar um novo PS5 capaz de se conectar à um leitor de disco removível, que viria para acabar com as versões atuais do console. Apesar de não sabermos se esse novo modelo também virá acompanhado de outras melhorias técnicas, parece que não vai demorar muito para descobrirmos os detalhes.

Tom Henderson, um renomado jornalista que também foi o responsável por revelar os supostos detalhes desse novo PS5, forneceu novidades esta semana sobre o anúncio oficial.

Eu já vi tudo sobre o novo console. Imagens, planos de venda, tudo. Espero um anúncio na primeira metade do ano, com as vendas começando em setembro. Ele terá um leitor de discos separado, que tornará os custos menores tanto para envio quanto para produção, e ocasionalmente substituirá o modelo padrão

Há alguns dias, o insider também havia indicado que algumas desenvolvedoras já receberam o kit de desenvolvimento dessa nova versão do console e que ela tem apresentado bons resultados.

E aí, será que esse novo PS5 será mais barato que os atuais?

Texto original - 13/12/2022

Já faz um bom tempo que ouvimos rumores de que a Sony está trabalhando em uma nova versão do PS5, que pode ser tanto um PS5 Slim quanto um PS5 Pro, se levarmos em conta as tendências estabelecidas nas últimas gerações.

Esta semana, um insider renomado da indústria dos videogames trouxe supostas novas informações sobre esta nova versão do console e ela pode chegar ao mercado antes do que imaginamos.

No início de setembro, o insider Tom Henderson revelou que a Sony planeja lançar um novo PS5 com leitor de disco removível, que pode servir como um substituto para as versões disponíveis atualmente no mercado.

Desde que o PS5 foi anunciado, além das versões tradicionais, com e sem o leitor de mídia física, o console também passou por algumas revisões para ficar mais leve ou mudança de alguns componentes internos para suprir a falta de estoques gerada pela crise dos semicondutores, mas sem perder suas características físicas ou capacidade técnica.


Esta semana, Henderson voltou a falar sobre essa nova versão com o leitor removível, indicando que ele deve ser lançado por volta de setembro de 2023.

A nova versão deve manter todas as características técnicas dos modelos atuais, exceto pela possibilidade de comprar o leitor de mídia física separadamente e poder conectá-lo ao console, uma tendência que deve ser adotada também para as próximas gerações.

Henderson complementa a informação dizendo que algumas desenvolvedores já receberam o kit de desenvolvimento, que nada mais é do que um protótipo, dessa nova versão do console e que ele "funciona perfeitamente", o que pode indicar que uma revelação oficial deve acontecer em breve.


Como sempre, devemos tratar a informação como rumor, mas caso ela seja verdadeira, será que isso vai resultar em um preço mais barato do console?

Veja também!


33

Comentários

Patente da Sony indica que versão do PS5 com leitor de disco removível é real
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista