LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telescópio James Webb captura imagem de galáxia antiga parecida com a Via Láctea

06 de janeiro de 2023 0

O James Webb é um dos maiores avanços da ciência astronômica em anos, e para reiterar esse título, o telescópio captura várias imagens de corpos distantes com níveis impressionantes de detalhes. Na quinta-feira (05), a Universidade do Texas divulgou uma nova fotografia registrada pelos sensores infravermelhos do observatório da NASA.

A imagem abaixo exibe uma galáxia primitiva — catalogada como “EGS 23205” — capturada pelo telescópio Hubble (à esquerda) e James Webb (à direita). A evolução na qualidade da imagem é significativa, uma vez que os astrônomos conseguiram pela primeira vez observar mais detalhes de seu aglomerado de estrelas. Confira:

Galáxia capturada pelo Hubble (esquerda) e James Webb (direita) (Imagem: NASA/CEERS/Universidade do Texas)

A fotografia produzida com tecnologia infravermelha mostra como a galáxia era há 11 bilhões de anos. Para haver noção cronológica, lembre-se que os cientistas estimam que o Universo tem cerca de 13,7 bilhões de anos. Apesar dessa idade avançada, teoriza-se que a galáxia mais antiga seja GLASS-z12, que teria existido cerca de 350 milhões de anos após o Big Bang.

Segundo os especialistas, a imagem mais nítida capturada pelo telescópio James Webb permite extrair mais informações sobre a EGS 23205, que parecia ter uma formação similar à Via Láctea devido às suas grandes barreiras estelares que levam gás em direção ao núcleo, estimulando a formação de estrelas e alimentando seu buraco negro central.

“As barreiras dificilmente visíveis nos dados do Hubble acabaram de aparecer na imagem do James Webb, mostrando o tremendo poder do telescópio para ver a estrutura subjacente nas galáxias”, comenta Shardha Jogee, astrônoma da universidade e coautora da pesquisa que analisou a formação da galáxia primitiva.

O James Webb deve seguir sua incrível jornada de descobertas em 2023. O telescópio é considerado uma “nova era da astronomia” por revelar dados que o Hubble, lançado há mais de três décadas e ainda em atividade, não conseguia fornecer.


0

Comentários

Telescópio James Webb captura imagem de galáxia antiga parecida com a Via Láctea
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista