LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Óculos para eclipse solar podem ser utilizados para observar gigantesca mancha do Sol

23 de janeiro de 2023 0

Fãs de astronomia podem utilizar um par de óculos de eclipse solar para observar uma gigantesca mancha solar três vezes maior que a Terra. De acordo com a ESA Space Weather, divisão especializada nas interações da estrela com as camadas externas da atmosfera do nosso planeta, o fenômeno poderá ser visto somente ao longo dos próximos dias.

Manchas solares são regiões da superfície do astro com fortes campos eletromagnéticos em que a temperatura é inferior aos arredores, reduzindo sua incandescência. Esse fenômeno geralmente causa distúrbios na estrela, como ejeções de massa coronal, que podem causar tempestades geomagnéticas aqui na Terra.

A NOAA AR 13190, como é identificada, permanecerá visível por alguns dias antes de sair da face visível do Sol. É possível que a mancha ainda esteja lá quando a estrela completar sua rotação em cerca de um mês, mas ainda há várias espetaculares marcas em sua superfície que facilmente superam o tamanho do planeta.

Cabe destacar que é necessário utilizar óculos próprios e legítimos para eclipses solares. Esses acessórios possuem um filtro especial que bloqueia totalmente a luz infravermelha e ultravioleta e transmite aos olhos apenas um milionésimo da luz emitida pelo Sol. Óculos de sol convencionais não bloqueiam a radiação prejudicial à saúde ocular.

O Sol é um objeto de estudo bem mais complicado que um simples planeta. Suas temperaturas extremas — mesmo longe de sua superfície — e a radiação emitida tornam pesquisas em torno da estrela mais difíceis, mas recentemente, cientistas descobriram os primeiros sinais de que as explosões solares podem ser previstas.


0

Comentários

Óculos para eclipse solar podem ser utilizados para observar gigantesca mancha do Sol
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista