
Tech 12 Jan
27 de janeiro de 2023 0
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou esta semana um vídeo conceito que mostra a sonda robô que deve ser usada pelo Programa de Retorno de Amostras de Marte para coletar amostras do solo do planeta vermelho, compostos que serão analisados por cientistas da Terra a fim de determinar com precisão os elementos químicos do local.
Esse projeto prevê o envio de uma sonda autônoma até o local para apanhar rochas e o que mais houver no solo dispensando intervenção humana, isto pois o planeta está localizado a mais de 54,6 milhões de quilômetros na aproximação máxima entre a Terra e Marte, isto pois apesar da órbita ao redor do Sol ser circular ela também é elíptica.
Conforme mostra o vídeo, o robô deve dispor de um braço hidráulico com pelo menos 2,5 metros de comprimento que se estende a partir do Sample Retrieval Lander, da Agência Espacial do Estados Unidos (NASA), possibilitando coletar materiais que estejam no chão e colocá-los em um compartimento especial no interior da sonda.
De acordo com informações, a expectativa é de que a ESA e NASA lancem esse equipamento rumo a Marte apenas em 2027 com previsão de análise das amostras em 2033, ou seja, daqui a uma década. Essa viagem dura em média 9 meses considerando a melhor janela para lançamento do foguete considerando a distância entre ambos os planetas do Sistema Solar.
Atualmente, há em Marte a sonda Perseverance que desde 2022 está trabalhando na coleta de amostras que devem ser recebidas na Terra em 2030. O equipamento analisa a Cratera Jezero, de 45 km de diâmetro, em busca de sinais.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários