LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas testam robô de metal líquido que lembra 'O Exterminador do Futuro 2'

29 de janeiro de 2023 3

Clássico dos anos 1990, "O Exterminador do Futuro 2" tem um dos robôs mais assustadores do cinema, com a capacidade do T-1000 de se liquefazer para se recuperar e entrar em qualquer lugar sem dificuldades. Pois mais de 30 anos depois cientistas testaram um robô feito com metal líquido que consegue mudar sua forma e variar entre o estado líquido e o sólido, assumindo diferentes formatos.

Conforme é possível ver no vídeo abaixo, o robô consegue mudar do formato de um bonequinho de Lego que escapa de uma prisão pela fresta entre as grades. Mais do que isso, o resultado publicado na revista Matter, o líquido formado por pequenos robôs usa campos magnéticos para controlar sua forma e movimentos.

A ideia é que, usando os ímãs, o metal possa ser utilizado em tecnologias biomédicas e de engenharia, desde a montagem de circuitos até a administração de drogas direcionadas —no vídeo, é possivel ver a tecnologia levando um remédio para um estômago falso.

A chave, segundo o artigo, é o uso de matéria de transição de fase magnetoativa (MPTM). Para criar isso, os pesquisadores usaram metal de gálio incorporado com minúsculas partículas magnéticas e, em seguida, colocaram os robôs de metal líquido que mudam de forma em campos magnéticos que eles podiam controlar.

Outro benefício de ter uma peça de tecnologia que pode fazer a transição entre os dois estados é também uma forma de escapar dos problemas de durabilidade relacionados aos robôs convencionais.


3

Comentários

Cientistas testam robô de metal líquido que lembra 'O Exterminador do Futuro 2'
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista