
Tech 27 Jan
02 de fevereiro de 2023 5
Enviado ao espaço em dezembro de 2021, o Telescópio Espacial James Webb conseguiu capturar importantes registros contribuindo para o avanço da astronomia. O equipamento fotografou em janeiro uma ocultação estelar obtendo sombras de luz das estrelas projetadas pelos anéis finos de Chariklo, maior asteroide centauro conhecido do Sistema Solar.
Além dessa descoberta, Webb também conseguiu registrar uma belíssima (e incrível) imagem de uma galáxia do tipo espiral identificada pelos cientistas como LEDA 2046648 e localizada a um bilhão de anos-luz da Terra. Segundo informações, essa fotografia foi feita durante a etapa de calibração do sensor Near-Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS).
A foto, no entanto, foi tirada pelo instrumento Near-InfraRed Camera (NIRCam) que focou na galáxia LEDA 2046648 conseguindo obter uma bela imagem para os pesquisadores. Esse importante registro mostra a galáxia na parte inferior sendo possível, inclusive, visualizar os chamados "braços espirais" que compõem o astro.
Ao contrário do Hubble, o telescópio espacial James Webb utiliza um poderoso conjunto de câmeras que operam no espectro infravermelho permitindo enxergar o que até então era oculto para o modelo da década de 90. Entre as fotos de maior destaque feitas por Webb estão os Pilares da Criação e gelos interestelares.
Veja abaixo a imagem da galáxia compartilhada pela ESA:
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários