
Tech 27 Jan
Problemas de aquecimento e perdas de arquivos, pelo visto, não afetam apenas os terráqueos. Isso porque uma câmera da sonda espacial Juno, que sobrevoa Júpiter desde 2016, perdeu uma série de fotografias na sua ronda mais recente, em 22 de janeiro, e só conseguiu captura cerca de um quinta do material planejado.
A sonda que está chegando ao seu 50º sobrevoo do maior planeta do sistema solar e de suas luas já enfrentou um conflito semelhante em dezembro. A equipe responsável pela missão acredita que a falha da câmera decorre do fato de a câmera atingir uma temperatura anormalmente alta e ainda está buscando a solução do problema.
Após o sobrevoo em dezembro, a sonda teve um problema de memória que colocou a espaçonave em modo de segurança, atrasando a transmissão de dados para a Terra. No final, Juno se recuperou suavemente e a maioria dos dados chegou à Terra com segurança, mas sua câmera teve problemas no início da jornada.
A câmera foi direcionada para capturar 90 imagens durante o sobrevôo de dezembro, mas as primeiras quatro fotos ficaram ruins. A equipe da missão viu que, quando a JunoCam foi ligada, as temperaturas subiram o suficiente para interferir na fotografia e o instrumento havia esfriado ao final das primeiras quatro imagens.
O problema parece ter se repetido, mas por um período maior —um total 23 horas em vez de 36 minutos, segundo a Nasa, o que deixou 214 imagens inutilizáveis, rendendo apenas 44 bons registros.
“A equipe da missão está avaliando os dados de engenharia da JunoCam adquiridos durante os dois sobrevôos recentes – o 47º e o 48º da missão – e está investigando a causa raiz das estratégias de anomalia e mitigação. A JunoCam permanecerá ligada por enquanto e a câmera continua a operar em seu estado nominal", diz nota da Nasa.
O próximo sobrevôo da sonda está marcado para 1º de março. Vale lembrar que a JunoCam não tinha garantia de durar tanto tempo, e foi projetada para sobreviver a apenas sete passagens pelo ambiente perigoso ao redor de Júpiter. A própria missão principal da sonda já está ocorrendo para além do previsto —era até julho de 2021, mas deve fazer hora extra até setembro de 2025.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários