LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm exibe IA capaz de gerar imagens a partir de texto em celular com Snapdragon 8 Gen 2

23 de fevereiro de 2023 3

A Qualcomm acaba de demonstrar um avanço significativo da tecnologia Stable Diffusion, modelo de inteligência artificial treinado com uma grande escala de dados capaz de gerar imagens a partir de texto. Pela primeira vez, a empresa mostrou esse recurso funcionando nativamente em um celular, dispensando qualquer processamento em nuvem.

O Stable Diffusion foi demonstrado pela primeira vez em um celular com Android equipado com Snapdragon 8 Gen 2. O vídeo abaixo exibe a captura real de um dispositivo gerando a imagem de um “gato vestindo armadura” em menos de 15 segundos. Confira:

Para provar as capacidades da inteligência artificial, a Qualcomm utilizou o mesmo texto de entrada para gerar quatro imagens com resolução de 512 x 512 pixels. Os parâmetros inseridos para as demonstrações foram os seguintes: “gato guerreiro super fofo em uma armadura, fotorrealista, 4K, ultradetalhista, renderização vray, unreal engine”.

A maioria dos aplicativos de inteligência artificial para geração de imagens tem processamento baseado em nuvem, ou seja, utilizam servidores equipados com processadores incrivelmente potentes para entregar um resultado em questão de minutos. Na demonstração da Qualcomm, todo o processamento ocorreu no próprio celular.

Renderizações totalmente processadas em um celular Android com Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: Qualcomm)

Dr. Jilei Hou, vice-presidente de engenharia da Qualcomm, afirma que foram necessárias várias otimizações para fazer o Stable Diffusion funcionar de maneira fluida em um celular com hardware já disponível no mercado para consumidores. Para isso, adaptações foram realizadas com base na versão 1-5 de código aberto do Stable Diffusion.

A Qualcomm destaca os laços estreitos entre hardware e software, permitindo que o modelo tire o melhor proveito do Hexagon Processor, um processador dedicado a tarefas de inteligência artificial presente no AI Engine do Snapdragon 8 Gen 2.

“O resultado dessa otimização total é executar o Stable Diffusion em um celular em menos de 15 segundos com apenas 20 etapas de inferência para gerar uma imagem de 512 x 512 pixels”, comenta Hou, destacando que essa é a velocidade de processamento de inteligência artificial mais veloz em um smartphone.

O início de 2023 parece marcado pelos avanços das inteligências artificiais de diferentes tipos. Além da tecnologia geradora de imagens demonstrada pela Qualcomm, a OpenAI deu o pontapé inicial para a popularização de máquinas capazes de gerar texto com o ChatGPT, que alimenta o novo (e polêmico) Bing Chat da Microsoft.


3

Comentários

Qualcomm exibe IA capaz de gerar imagens a partir de texto em celular com Snapdragon 8 Gen 2
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista