LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung garante mais patentes de baterias de estado sólido e prepara um novo protótipo

21 de março de 2023 2

Atualização (21/3/2023) - HA

A Samsung Electro-Mechanics fechou 14 patentes de baterias de estado sólido, de acordo com o Escritório Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO). Esse ramo já se tornou um investimento da empresa em um ciclo que já chega a uma década, sendo que muitas patentes já estão arquivadas há alguns anos.

Na última semana, a Samsung Electro-Mechanics disse à imprensa em uma reunião de acionistas que “com base nessa tecnologia [de óxido sólido em altas temperaturas], estamos preparando pequenas baterias ou peças totalmente em estado sólido para energia verde”. O presidente da Samsung Electro-Mechanics afirmou ainda que pretende reservar um tempo para explicar o desenvolvimento de um protótipo.

Vale notar que a Samsung SDI —afiliada do Samsung Group— tem ainda mais patentes na Coreia relacionadas a baterias de estado sólido. A empresa solicitou 49 patentes relacionadas a características, métodos de fabricação e estrutura de baterias de estado sólido.

Com um longo histórico na pesquisa de baterias de estado sólido, a Samsung está próxima de chegar em um produto de consumo. Isso é um grande avanço porque essa tecnologia é muito mais segura, já que não está sujeita a pegar fogo ou explodir quando perfurada, além de armazenar energia de forma mais densa.

A Xiaomi afirmou recentemente que tem um novo protótipo de dispositivo alimentado por uma bateria de estado sólido que possui um aumento de capacidade de 33% em comparação com as baterias de íon de lítio padrão e possui 20% a mais de eficiência energética em temperaturas congelantes. No entanto, a empresa apenas compartilhou esses detalhes no papel, em vez de mostrar um produto funcional.

Texto original (17/03/2023)

Não é uma novidade que a Samsung tem olhado com atenção para o mercado de baterias em estado sólido. Agora, a coreana se prepara para expandir a produção com as tecnologias de fosfato de ferro (LFP) e EV de estado sólido.

Atualmente, a empresa já possui fornecimento de baterias EV para montadoras de carros elétricos, como General Motors, Volkswagen, BMW, Volvo e outras. A intenção é que a ampliação da capacidade produtiva gere suas próprias ofertas nas outras tecnologias visadas pela companhia.

Imagem: Reprodução

O mercado voltado ao tipo LFP tem se mostrado fechado nas fabricantes chinesas CATL ou BODD – fornecedoras das células para o Model 3 e o Model Y, da Tesla, por exemplo. Com a entrada da Samsung nesse mercado, é esperado que haja uma massificação dos veículos elétricos, inclusive com mais carros lançados abaixo dos US$ 25 mil.

Já em relação às baterias de estado sólido, a companhia terá o começo da sua produção experimental em 2024. Até lá, será amplaida a capacidade de produção do eletrólito de óxido estável, usado nesse tipo de pela no lugar do eletrólito de polímero líquido inflamável nas células EV comuns.

De acordo com o CEO da Samsung Electro-Mechanics, Chang Duckhyun, o planejamento da empresa inclui uma produção em massa em 2027, considerado o ano limite para comercializar outros projetos de bateria de estado sólido a mais clientes e parceiros.

E aí, quais são as suas expectativas para os novos projetos da Samsung de produção de baterias? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


2

Comentários

Samsung garante mais patentes de baterias de estado sólido e prepara um novo protótipo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços